RIO DE JANEIRO ESTUDA AUMENTAR O USO DO GÁS NATURAL NOS CORREDORES LOGÍSTICOS DO ESTADO
Um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, BNDES, Firjan, Naturgy e Secretaria de Transportes está estudando a viabilidade da adoção, no Rio de Janeiro, dos chamados “corredores azuis“, corredores logísticos e rotas de transporte criadas na Europa e que utilizam o GNV (Gás Natural Veicular) como combustível. ” O gás natural tem sido adotado e seu uso incentivado nas metrópoles de diversos países, não só em carros de passeio, mas em veículos pesados, no transporte público e de cargas “, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, em evento sobre o novo mercado de gás e as oportunidades para o GNV. “Nos Estados Unidos, o movimento de conversão e adaptação de caminhões se intensificou nos últimos anos e hoje já há uma frota de mais de 200 mil caminhões movidos a GNV. Na China, esse número já passa de 400 mil“, explicou.
O secretário lembrou que a frota brasileira movida a GNV é de cerca de 2 milhões de veículos, com predomínio de veículos leves. E que mais de 60% da frota convertida está no Estado, que tem mais de 34% do número de postos de GNV e movimenta um volume anual de 1.2 milhões de litros de GNV, o que corresponde a 54% do total anual no país. Hoje, 53% do consumo brasileiro de GNV está no Rio de Janeiro. O Secretário lembrou que há uma grande expectativa quanto à expansão do setor de petróleo e gás ao longo da próxima década. É esperado nos próximos anos um aumento de 96% da produção total de óleo e de 70% da produção líquida de gás.“Para que este potencial se realize, será necessário encontrar soluções para o escoamento, tratamento e consumo contínuo do gás natural. Será preciso dar destinação econômica ao gás natural associado ao óleo. Uma das oportunidades é ampliar o uso do GNV.“
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