DISPUTA PELA DIREÇÃO GERAL DA AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA ESTÁ ENTRE UM ROMENO E UM ARGENTINO
Como parte das consultas informais em andamento relacionadas ao processo de nomeação, a Assembleia de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica realizou uma pesquisa sobre os quatro candidatos que se apresentaram para o cargo de Diretor Geral. Os candidatos são, em ordem alfabética: Cornel Feruta (foto à direita), da Romênia; Rafael Mariano Grossi (foto à esquerda), da Argentina; Lassina Zerbo, do Burkina Faso; e Marta Ziakova, da Eslováquia. Os resultados da votação foram, em ordem alfabética: Feruta, 14 votos; Grossi, 15 votos; Zerbo, quatro votos; e Ziakova, sem votos. O que se ouviu em Viena, nos bastidores da conferência encerrada na sexta-feira (11), era que o apoio aberto dos Estados Unidos à candidatura da Argentina, no caso a de Rafael Grossi, parece ter sido ruim para o argentino, que também tem o apoio do Brasil. O apoio americano teria despertado reações contrárias. Feruta demonstrou ter apoio bem superior àquele que vinha sendo declarado. A candidata da Eslováquia já retirou-se da disputa. Mas o secretário executivo do CTBT, Lassina Zerbo, permanece na disputa, mas com pouquíssima chance de vencer. Amanhã (15) haverá uma nova votação informal.
Com o objetivo de facilitar o consenso, o Conselho pode realizar pesquisas informais sobre a nomeação do novo Diretor Geral. Pesquisas dão ao Conselho uma leitura do apoio de que gozam os diferentes candidatos e não são vinculativas. Os quatro candidatos foram nomeados por seus governos de acordo com os procedimentos para a nomeação de um diretor-geral acordado pelo Conselho em 1º de agosto após a morte do então diretor-geral Yukiya Amano.
Ainda em outubro o conselho da AIEA deverá escolher o novo diretor, com previsão para que a pessoa nomeada assuma o cargo até 1 de janeiro de 2020. O Conselho de Governadores da AIEA, com 35 membros, nomeará o novo Diretor Geral por um período de quatro anos. Sua decisão será submetida à aprovação da Conferência Geral da AIEA, composta por representantes de todos os 171 Estados Membros, o que deverá acontecer até o final deste ano. Yukiya Amano foi o quinto diretor geral da AIEA. Ele foi nomeado pela primeira vez para o cargo em dezembro de 2009 e reconduzido em 2013 e 2017.
Deixe seu comentário