SUBSIDIÁRIA DA EDF ASSINA CONTRATO PARA TRATAMENTO DE MATERIAL DE DUAS USINAS NUCLEARES FECHADAS NA SUÉCIA | Petronotícias




faixa - nao remover

SUBSIDIÁRIA DA EDF ASSINA CONTRATO PARA TRATAMENTO DE MATERIAL DE DUAS USINAS NUCLEARES FECHADAS NA SUÉCIA

fgggggA subsidiária da EDF Cyclife na Suécia assinou um contrato de oito anos com a Uniper para o tratamento e reciclagem de metais radioativos gerados pelo descomissionamento de Oskarshamn 1 e 2 e Barsebäck 1 e 2. A Uniper possui uma estratégia comum para desmontar e demolir as unidades, que foram encerradas entre 1999 e 2017. O descomissionamento das unidades gerará materiais e resíduos que requerem tratamento específico. Nos termos do contrato, a Cyclife será responsável pela triagem, categorização e processamento de materiais e sucatas metálicas. O metal será transportado para as instalações da Cyclife, em Nyköping. O metal menos contaminado será derretido e fundido em lingotes que serão liberados para uso público. O metal mais contaminado será devolvido ao Uniper para descarte final.

Segundo a Uniper, cerca de 6% das unidades, representando cerca de 67 mil toneladas de material, são radioativas e precisam ser removidas primeiro durante o descomissionamento. A maior parte desse material é de baixo nível. “Esperamos poder reclassificar e reciclar pouco mais da metade – ou seja, 33 mil toneladas de resíduos”, disse o CEO da OKG, Johan Dasht. Do material restante, cerca de 16 mil toneladas de resíduos de nível superior serão descartadas no repositório planejado da Svensk Kärnbränslehantering em Forsmark, enquanto 18 mil toneladas são de baixa atividade e podem ser usadas como aterro.

Henrik Modéer, CEO da Cyclife Suécia, disse que  “Para a Cyclife, este contrato envolve uma parceria com a Uniper, na qual desenvolvemos o processo de tratamento, mas também fornecemos serviços no início do projeto para ajudar a Uniper a preparar e otimizar as condições de limpeza e reciclagem. “ Através do contrato com a Cyclife, a OKG espera que entre 1.500 e 2.500 toneladas de resíduos sejam processadas anualmente até 2027.  Em dezembro de 2018, a Uniper anunciou uma estratégia comum e de longo prazo para a demolição das unidades de Barsebäck e Oskarshamn. A demolição radiológica dos quatro reatores, durante a qual todos os resíduos radioativos serão removidos de cada unidade,  será realizada entre 2020 e 2028. O custo total do descomissionamento das unidades de Barsebäck e Oskarshamn é estimado em US$ 1,1 bilhão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of