ANEEL ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA REVISAR REGRA QUE AUMENTARÁ ENCARGOS DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA | Petronotícias




faixa - nao remover

ANEEL ABRE CONSULTA PÚBLICA PARA REVISAR REGRA QUE AUMENTARÁ ENCARGOS DA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

geraçãoA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) abriu hoje (15) uma consulta pública para debater novas regras da geração distribuída no país. Segundo a entidade, o objetivo é trazer economia na conta de luz dos consumidores convencionais de energia (que usam a eletricidade das distribuidoras).

Atualmente, a regra para quem usa os sistemas de geração distribuída determina a isenção de custos com a rede de transporte de energia, encargos e perdas. Na visão da Aneel, a norma atual faz com que essas cobranças sejam direcionadas ao consumidor comum, encarecendo a conta de luz.

Pela proposta em discussão, os usuários atuais de geração distribuída remota passariam a pagar os custos de rede e encargos somente no final de dezembro de 2030. Já para os novos usuários dessa modalidade, os valores seriam cobrados já a partir do próximo ano.

Enquanto isso, no caso dos consumidores com sistema de geração local, quem já tem sua planta só passa a pagar encargos e custos de rede a partir do final de dezembro de 2030. Os novos usuários de geração distribuída local vão ter o custo de rede adicionado em 2020 e os encargos só serão aplicados em 2030 ou quando atingido uma quantidade de geração distribuída pré-determinada em cada distribuidora.

A audiência pública sobre a proposta será na sede da Aneel em Brasília, no dia 7 de novembro. A consulta pública ficará aberta até o dia 30 de novembro. As contribuições podem ser enviadas ao e-mail cp025_2019@aneel.gov.br ou por correspondência para o endereço da agência: SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-100), em Brasília-DF.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of