UMA MULHER SE TORNA A PRIMEIRA COMANDANTE DE UMA SONDA DE PETRÓLEO NA EMPRESA OCYAN | Petronotícias




faixa - nao remover

UMA MULHER SE TORNA A PRIMEIRA COMANDANTE DE UMA SONDA DE PETRÓLEO NA EMPRESA OCYAN

SAAACarla Malafaia entrou para a história da Ocyan. Ela assumiu a SondaNorbe IX e se tornou a primeira comandante brasileira de uma embarcação da empresa. A sonda em que Carla está à frente conta com outras 11 mulheres, bem diferente da realidade do mercado de óleo e gás, mesmo que represente apenas 6% de toda a equipe:  “Eu esperava um dia chegar a esse patamar, era a minha meta, mas sempre trabalhei sem pressa. Acompanhei a sonda Norbe IX ainda durante a sua construção na Coréia do Sul. Depois passei a trabalhar no ativo, de onde não saí mais. Ser mulher nesta carreira sempre será um desafio, sobretudo no Brasil onde não há uma longa tradição de mulheres na liderança de embarcações. No meu caso, o apoio dos meus pais foi fundamental para eu ultrapassar os obstáculos do início da vida profissional.

Nascida no bairro de Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Carla diz que sempre gostou de estar próxima ao mar: “Meus pais são do interior do Rio de Janeiro, mas eu nasci na capital e tive essa ligação com a água desde criança. Estava cursando Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro quando soube de um concurso para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante e resolvi me inscrever. Estudei, passei e tranquei a faculdade.Antes de chegar à Ocyan, Carla acumulou experiência em empresas do setor químico e de petróleo. Na maioria das embarcações, era a única mulher na equipe. “No início, eu precisava mostrar o tempo todo que era qualificada. Às vezes, era submetida a atividades em que meus superiores estavam claramente testando minha força física. Depois disso, tenho certeza que as mulheres podem estar em todas as funções de um navio.

A Ocyan lançou este ano o programa de Diversidade & Inclusão, que conta com um comitê responsável pela estratégia do programa, além de grupos de afinidade. Em 2019, os de atuação prioritários são ‘equidade de gênero’ e ‘pessoas com deficiência’. Cada um possui uma liderança dedicada, formado por integrantes voluntários espalhados por toda a companhia.  Além disso, a implementação do programa visa assegurar um ambiente de trabalho inclusivo, livre de discriminação.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
AnonimoAnônimo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Anônimo
Visitante
Anônimo

A mesma empresa OCYAN que tempos atrás se chamava ODEBRECHT, já teve uma mulher no comando de uma das suas sondas em 2011. Uma estrangeira chamada Coki, comandou a SS-58. Foi a responsável por trazer a sonda da Espanha para o Brasil.

Anonimo
Visitante
Anonimo

Não defeca pelos dedos não, seu bosta. Eu trabalhei na Tay e garanto que não foi ninguém chamado(a) Coki que trouxe a sonda pro Brasil