NA ABERTURA DA 6ª RODADA, GOVERNO AFIRMA QUE ERA DOS BÔNUS BILIONÁRIOS ESTÁ CHEGANDO AO FIM
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Acabou de começar, no Rio de Janeiro, a 6ª Rodada de Partilha. Na cerimônia de abertura da licitação, o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, disse que o certame de hoje (7) marca o início do fim do ciclo da oferta de áreas do pré-sal com bônus de assinatura bilionários. “A fase de construção de portfólio exploratório de ativos no pré-sal se aproxima do fim. A maior parte das áreas mais conhecidas e prospectadas já foi oferecida ou será oferecida nas próximas rodadas”, projetou Oddone.
O diretor da agência lembrou que serão promovidas ainda as 7ª e 8ª Rodadas de Partilha, além das 17ª e 18ª Rodadas no regime de concessão. “A partir da 17ª rodada de concessão, os blocos oferecidos já têm um perfil de risco maior. Um exemplo disso são os blocos além das 200 milhas e fora da zona econômica exclusiva do Brasil. Os desafios logísticos são imensos”, comentou.
Oddone afirmou ainda que o Brasil começará a vivenciará um aumento gradual das atividades de outras petroleiras, além da Petrobrás. Isso vai resultar na gradual redução de participação da estatal na camada. “Isso era o que se buscava quando começou esse ciclo”, disse.
O diretor conclui ainda que a mudança de fase também vai se caracterizar por uma gradual perda de importância da exploração e dos leiloes e natural crescimento das atividades desenvolvimento das produção.
Deixe seu comentário