IRÃ DESCOBRE UM NOVO CAMPO GIGANTE NO SUL DO PAÍS E ELEVA SUAS RESERVAS DE PETRÓLEO EM 50 BILHÕES DE BARRIS
Em meio as notícias de ter elevado o enriquecimento de urânio e a construção de um novo reator nuclear, desafiando às sanções americanas, o presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou a descoberta de um novo campo de petróleo no sul do país, com mais de 50 bilhões de barris de óleo bruto. O achado pode aumentar em um terço o tamanho das reservas comprovadas de petróleo iranianas. O anúncio de Rohani foi feito no momento em que o Irã se vê pressionado pelas sanções dos Estados Unidos, que abandonaram no ano passado o acordo nuclear antes firmado com potências mundiais. Rohani fez o anúncio em um discurso na cidade de Yazde e explicou que o campo está localizado no sul do Irã, precisamente na província de Khuzestan, centro da indústria petrolífera nacional. Segundo ele, mais de 53 bilhões de barris seriam adicionados às reservas comprovadas do Irã, atualmente em cerca de 150 bilhões.
O Irã tem atualmente o quarto maior depósito comprovado do mundo de petróleo bruto, e as segundas maiores jazidas de gás natural do planeta. Ele partilha um enorme campo offshore no Golfo Pérsico com o Qatar. A agência iraniana de notícias informou que em seu discurso, Rohani disse que “Estou dizendo à Casa Branca que nos dias em que você sancionou a venda de petróleo iraniano, os trabalhadores e engenheiros do país foram capazes de descobrir 53 bilhões de barris de petróleo”. As reservas de petróleo referem-se ao petróleo bruto economicamente viável para extração. Os números podem variar muito de país para país devido a diferenças de critério, embora continue a ser uma medida de comparação entre os produtores de petróleo.
O novo campo petrolífero poderá tornar-se o segundo maior campo do Irã – o maior, com 65 bilhões de barris, fica em Ahvaz. O campo é de 2.400 quilômetros quadrados, com o depósito a cerca de 80 metros de profundidade. De acordo com cálculos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cerca de 100 milhões de barris de petróleo são necessários em todo o mundo por dia, estimando que a demanda aumentará em cerca de 12% até 2040.
Notícia estranha. Descoberta com delimitação imediata? Entenderia se fossem recursos contingentes!