OCYAN DESENVOLVE TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA O MERCADO SUBMARINO DE ÓLEO E GÁS
A tecnologia submarina é um dos focos da Ocyan. A empresa terá algumas inovações a partir do ano que vem para o mercado submarino de óleo e gás, mesmo que ainda estejam sob o processo de reconhecimento patentes. A empresa desenvolveu duas soluções integradas para esse tipo de instalações, buscando eficiência operacional e otimização do trabalho: o Drill Lay e o CompRiser. O diretor de Subsea da Ocyan, Marcelo Nunes, diz que as vantagens dessas novas opções, que já estão em processo de qualificação, farão parte do portfólio da empresa: “O CompRiser é em um sistema de torre de risers híbridos de dutos de compósito para uso na indústria de exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas. O duto de composição termoplástica usado no CompRiser será o m-pipe que traz alta resistência à corrosão de grande valor para os sistemas submarinos das áreas do pré-sal, além de significativa redução de peso e a possibilidade de suportar alta temperatura e pressão. A flexibilidade mecânica permite o projeto de um novo conceito para a terminação inferior que permitiu ao riser ser conectado diretamente ao flowline, tanto rígido quanto flexível”.
Para o CompRiser, a Ocyan fechou parceria com a empresa britânica, Magma Global, que fabrica o produto, e com a BrasFELS, para a pré-fabricação de seus componentes e área de montagem do conjunto de risers. No caso do Drill Lay, Marcelo informa que “utilizamos uma sonda de perfuração para a instalação de risers de aço unidos por conectores mecânicos, que substituem a solda. Com isso, a Ocyan pode ampliar o uso das suas sondas, ratificando a integração cada vez maior dos serviços oferecidos pela empresa ao mercado, além de oferecer essa solução para execução em unidades de perfuração de terceiros”.
O CompRiser utiliza as características do duto de compósito para flutuar e dar maior flexibilidade do que os dutos de aço. O M-pipe oferece redução do peso e garante a flutuação e resistente à corrosão, um fator preponderante porque o problema que a Petrobrás teve com risers flexíveis, foi exatamente a corrosão que acabou por derrubar algumas linhas causando grandes prejuízos. O M-pipe suporta altas pressões e temperatura elevada, segundo a Ocyan e será de grande importância para exploração nas áreas do pré-sal, diz a empresa. Já o Drill Lay está em sinergia com a unidade de negócios de perfuração da Ocyan, porque utiliza uma sonda de perfuração para o lançamento de dutos rígidos. Ou seja, as sondas serão usadas como uma plataforma para outras operações.
Deixe seu comentário