APESAR DE ANO MAIS SECO, USINA DE ITAIPU ALCANÇOU NOVOS ÍNDICES RECORDES EM 2019
A usina de Itaipu enfrentou em 2019 o ano mais seco de sua história. Apesar disso, a hidrelétrica está prevendo terminar o período com algumas de suas melhores marcas em produtividade e performance. A primeira delas é a relação direta entre a quantidade de energia gerada e o volume de água que passou pelas unidades geradoras. A expectativa é que o índice chegue ao número recorde de 1,078 MW médios/m3/s.
Outro indicador que apresentou bons números é o chamado Fator de Disponibilidade de Unidades Geradoras (FDO). Trata-se do percentual de tempo em que os geradores estavam prontos para atender as demandas dos sistemas elétricos do Brasil e do Paraguai. Em 2019, esse índice atingiu o recorde de 97,53%.
“Itaipu mais uma vez atesta que está pronta para produzir com excelência, mesmo diante de um cenário hidrológico adverso”, comemorou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. “Fazer mais com menos não é fácil e isso só foi possível devido à competência técnica, dedicação e comprometimento diário de nossas equipes binacionais”, completou.
Deixe seu comentário