GRUPO TELLES VAI CONSTRUIR SUA SEGUNDA USINA DE ENERGIA SOLAR NO CEARÁ PARA ATENDER PRODUÇÃO DE ÁGUA | Petronotícias




faixa - nao remover

GRUPO TELLES VAI CONSTRUIR SUA SEGUNDA USINA DE ENERGIA SOLAR NO CEARÁ PARA ATENDER PRODUÇÃO DE ÁGUA

SSAAO Grupo Telles  dará início nos próximos meses à sua segunda usina de energia solar, para  abastecer o seu negócio de envase de água mineral natural, a Naturágua, na cidade de Horizonte, no Ceará.   O valor do investimento é de R$ 20 milhões. A expansão vem dois anos após o êxito alcançado na primeira usina do Grupo, em Aquiraz, também no Ceará.  Esta usina é considerada uma das maiores usinas solares privadas do Brasil. A planta é responsável por fornecer integralmente a energia utilizada pela Santelisa, fábrica de embalagens de papel e papelão reciclado. Com 9.223 painéis fotovoltaicos de 1 metro por 1,80 metro cada, a usina ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e tem capacidade para gerar 5 megawatts.

Everardo Ferreira Telles, presidente do Conselho do Grupo Telles, disse que  “No momento em que a economia NNNbrasileira ainda ensaia uma recuperação, o setor de energia solar é extremamente importante e estratégico para o desenvolvimento do país. O Nordeste, como sabemos, enfrenta longos períodos de estiagem. Precisávamos encontrar uma solução economicamente viável para suprir nossa demanda produtiva. Além disso, os aumentos na tarifa de energia aumentam muito as despesas. A energia solar, então, se mostra mais atrativa por exigir um investimento mais baixo”. Com a inauguração da usina solar, em 2017, a economia na conta de energia da Santelisa chegou a 80% do consumo total.

A matriz energética brasileira vem ganhando rapidamente um novo protagonista: a energia solar. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontam que em 2019 a geração solar já supera a nuclear, com 2,1 gigawatts de potência instalada. O crescimento está apoiado nos inúmeros benefícios que esse tipo de energia traz, como a redução dos impactos ao meio ambiente e a diminuição dos gastos nas contas com energia elétrica. A previsão, segundo a Aneel, é de que até 2021 os investimentos no setor cheguem a R$ 8 bilhões.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of