COREIA DO SUL E ARÁBIA SAUDITA FIRMAM PARCERIA PARA CONSTRUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES
Um contrato de engenharia de pré-projeto revisado foi assinado pelo Ministério da Ciência da Coreia do Sul e pela cidade Rei Abdullah, da Arábia Saudita, para fornecimento de energia nuclear, através de um pequeno reator modular SMART, projetado na Arábia Saudita. O acordo estabelece a formação de uma entidade conjunta para a comercialização e construção desses reatores na Coreia do Sul. O ministério disse que foi feto um adendo, depois do pedido feito pela Arábia Saudita para que a Coréia Hydro & Nuclear Power (KHNP) participe do projeto, pois a experiência da empresa na construção e operação de reatores de energia reduziria os riscos na construção do primeiro Unidade SMART.
A KHNP liderará projetos para refinar o design do reator, licenciar seu uso para implantação na Arábia Saudita e desenvolver modelos e infraestrutura de negócios, como bem como promover a exportação da tecnologia para outros países. A Coréia do Sul e a Arábia Saudita também concordaram em reduzir o processo de revisão para acelerar a construção da unidade de demonstração saudita e obter uma aprovação de projeto padrão para facilitar as exportações do reator. O contrato revisado estabelece o escopo do trabalho a ser realizado pela saudita KA-CARE, KHNP e Korea Electric Power Corporation para alcançar esse objetivo. Também estabelece a alocação de recursos financeiros. Choi Won-ho, diretor do MSIT, disse que “Vamos reorganizar o sistema de promoção do projeto, esclarecendo a participação e o papel do KHNP por meio da revisão do contrato de EPI e da assinatura do contrato de aprovação de projeto padrão.”
Ele disse que a revisão aumentará a cooperação nuclear entre a Coréia do Sul e a Arábia Saudita e reforçará a promoção conjunta do SMART. O reator modular modular integrado ao sistema, é um reator de água pressurizada de 330 MWt com geradores de vapor integrados e recursos avançados de segurança. A unidade foi projetada para geração de eletricidade (até 100 MWe), bem como para aplicações térmicas, como dessalinização da água do mar, com vida útil de projeto de 60 anos e ciclo de reabastecimento de três anos.
Deixe seu comentário