ENERGIA SOLAR SERÁ TEMA DE EVENTO ESPECIAL EM SANTA CATARINA
O cientista norte-americano Lawrence Kazmerski, membro da US National Academy of Engineering e emérito do National Renewable Energy Laboratory (USA), confirmou a presença no Brasil para participar de um evento de energia solar e suas aplicações nas tecnologias do futuro, como casa inteligente, veículos elétricos, armazenamento por baterias e redes inteligentes de distribuição de eletricidade. Organizado pela ElektSolar, especializada em treinamentos para profissionais do mercado fotovoltaico, o evento, intitulado “360 Solar: Conectando a Energia Fotovoltaica com o Futuro”, terá também a presença de autoridades nacionais e internacionais, que debaterão o futuro da energia solar em áreas como mobilidade urbana, internet das coisas e inovação.
Os organizadores esperam a presença de cerca de mil participantes nos dois dias de evento, que acontecem em 14 e 15 de maio de 2020, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O encontro também terá uma área de exposições para dezenas de empresas apresentarem produtos, serviços e inovações na área de energia solar, além de um congresso com cerca de 20 palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros, como o projetista Steven Strong, pioneiro no conceito de design integrado de arquitetura e engenharia com aplicações de eletricidade solar fotovoltaica, solar térmica e energia eólica, além da arquiteta Sue Roaf, professora emérita do Heriot Watt, autora de 22 livros sobres projetos sustentáveis, energia solar, conforto térmico e adaptação às mudanças climáticas
Steven Strong projetou dezenas de casas e prédios movidos a energia solar, de uma casa simples até a Casa Branca, nos Estados Unidos. O trabalho dele é notável por uma longa série de conquistas. Em 1984, alimentou um bairro inteiro, incluindo edifícios residenciais e comerciais com energia fotovoltaica, no centro de Massachusetts. Em 1996, trabalhou com os arquitetos das aldeias olímpicas para alimentar os Jogos de Verão em Atlanta com eletricidade solar, usando o maior sistema fotovoltaico de telhado. Em 1999, a revista TIME nomeou Steven “Herói ambiental do planeta”. Em 2001, a Sociedade Americana de Energia Solar entregou-lhe o seu Prêmio Charles Greeley Abbot – a maior honra da Sociedade, por uma conquista notável no avanço da energia solar. Em 2003, Steven foi nomeado “Empreendedor Ambiental do Ano” pela Audubon Society.
Deixe seu comentário