NEOENERGIA ANTECIPA EM 13 MESES ENTREGA DE UMA SUBESTAÇÃO DE 500 KV NO CEARÁ
A Neoenergia, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, antecipou 13 meses e anunciou a conclusão e a energização do Compensador Estático de Reativos da Subestação (500kV) de Sobral III, no Ceará. O empreendimento faz parte do lote 27 conquistado pela companhia em abril de 2017, no leilão de transmissão da Aneel. A conclusão da obra estava prevista para fevereiro de 2021. O investimento foi 33% inferior aos R$ 117 milhões estimados originalmente pela Aneel. Já a Receita Anual Permitida definida pela agência é de R$ 12 milhões. Este novo empreendimento servirá como reforço para o Sistema Elétrico Nacional entre as regiões norte e nordeste.
As obras compreendem a construção de um módulo de interligação de barras, um módulo de conexão de compensador estático de reativos, além de um compensador estático de reativos. Com a conclusão, toda a manutenção e operação serão realizadas por funcionários da própria empresa. O monitoramento será feito remotamente do Centro de Operações, no Rio de Janeiro, onde está localizada a holding da Neoenergia, com programações para manutenções específicas.
A Neoenergia atua desde 1997 no Brasil. Desde então, ampliou as suas atividades e hoje possui ativos de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia em 18 estados. Reúne as distribuidoras Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP). As quatro companhias atendem cerca de 14 milhões de clientes, o que corresponde a 34 milhões de pessoas. A Neoenergia é o segundo maior grupo do Brasil em número de consumidores.
Deixe seu comentário