NA ÍNDIA, BENTO ALBUQUERQUE RESSALTA INVESTIMENTOS EM NUCLEAR E BIOCOMBUSTÍVEIS COMO AÇÕES DE DESCARBONIZAÇÃO
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, discursou nesta segunda-feira (27) no Fórum Empresarial Brasil – Índia (IBBF), onde ressaltou os avanços do país no sentido de buscar uma redução de suas emissões de gases do efeito estufa. O evento, realizado em Nova Délhi, na Índia, teve a participação do presidente Jair Bolsonaro.
Em sua fala, Albuquerque declarou que Brasil e Índia podem referências mundiais em economias de baixo carbono, na substituição de combustíveis fósseis e controle de emissões de efeito estufa. Por parte do lado brasileiro, o ministro lembrou que a mistura de etanol na gasolina do país é de 27% e, no diesel, de 11%. “Já temos um plano de trabalho para realizarmos cooperação no âmbito tecnológico e de políticas públicas, no sentido não somente da utilização dos biocombustíveis, mas nos seus benefícios para a sociedade nas políticas de proteção ao meio ambiente”, afirmou.
Sobre a área nuclear, Albuquerque disse que a fonte tem um importante papel na transição energética e que “continuará sendo uma prioridade para o Brasil”. Acrescentou ainda que o governo está promovendo a abertura da mineração do urânio e do investimento em geração nuclear, em parceria com o setor privado.
O ministro ainda citou o setor de óleo e gás, lembrando da projeção de que o Brasil alcançará o posto de um dos cinco maiores exportadores de óleo e gás do mundo nos próximos 10 anos. “Entendemos que, naturalmente, haverá uma maior presença das empresas indianas nesse importante segmento de nossa economia”, completou.
Deixe seu comentário