PETRÓLEO CAI PARA O SEU MENOR NÍVEL DESDE DEZEMBRO DE 2018 POR CAUSA DO CORONAVÍRUS
O preço do barril de petróleo Brent para entrega em abril estava cotado nesta segunda-feira(10) a US$ 54,10, menos 1,54% do que na sexta-feira(7). é o menor valor desde dezembro de 2018. Tudo isso graças aos reflexos e os receios da propagação do Coronavírus. O petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, tinha fechado a semana passada a US$ 54,48, depois de registar descidas nos dias anteriores devido ao nervosismo de que o novo vírus possa afetar a procura. O petróleo continuou em baixa nesta segunda-feira depois que o ministro da Energia do Azerbaijão, Parviz Shahbazov, ter dito no domingo que não se espera antes de março qualquer reunião a nível ministerial da OPEP mais a Rússia e China, também em função da Epidemia chinesa.
Em declarações à imprensa, Shahbazov indicou que houve uma proposta de antecipar a reunião a nível ministerial da coligação OPEP+, composta por 10 sócios da OPEP, Rússia e outros nove produtores de petróleo. Contudo, a situação atual “ é que não haverá reunião ministerial antes da data que já está ´prevista. A próxima reunião dos membros da OPEP está marcada para os dias 5 e 6 de março.
Isso significa que quem se concentra apenas no E&P perderá receita e, consequentemente lucro. Com a palavras os “extraordinários”(sic., sic.,sic., …) “gestores” da Petrobras representados pelo senhor Castello Branco e CA!