PROJETO DE LEI QUE PROÍBE CARROS A GASOLINA NO BRASIL IMPÕE DESAFIO DE INFRAESTRUTURA E ENERGÉTICO PARA O PAÍS
Nesta semana, o projeto de lei que proíbe a venda e circulação de carros movidos a diesel e gasolina avançou no Senado. O texto recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A matéria agora aguarda passar por votação na Comissão de Meio Ambiente.
Pela projeto aprovado na CCJ, a venda desses veículos será proibida a partir de 2030. Em 2040, passa a valer a proibição da circulação desse tipo de automóvel. Serão abertas, no entanto, algumas exceções à regra, como automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros.
A possível aprovação desse projeto vai impor também um novo desafio energético para o Brasil. Ao ganhar uma frota de veículos movidos por energia elétrica, o país precisará investir na criação de infraestrutura de recarga por todo o território. À medida que a frota aumentar, também deverão ser realizados novos investimentos na distribuição e geração de energia elétrica, para suportar a demanda extra gerada pelos carros. Felizmente, como a mudança deverá acontecer a partir de 2030, há tempo para o país se planejar para essa transição.
Dez anos são suficientes? Aqui no Brasil? Qual a base de dados utilizada para a definição dessa data? Quais as projeções possíveis de demanda e de oferta de combustíveis alternativos? Quais especialistas no assunto foram consultados? Quais seriam as fontes para a geração de energia elétrica para atender a essa demanda, com exceção dos próprios combustíveis fósseis? Qual seria a dependência externa de tecnologia e de produtos associada a essa nova matriz energética? Pode ser que o projeto tenha essas respostas, mas a matéria ficou a desejar.