PROJETO DO REATOR MODULAR DA GE HITACHI FOI SUBMETIDO A UMA REVISÃO DA COMISSÃO NUCLEAR DE SEGURANÇA NO CANADÁ
A GE Hitachi Nuclear Energy (GEH) fez suas primeiras consultas à Comissão de Segurança Nuclear do Canadá (CNSC) para a revisão do projeto do fornecedor (VDR) de seu pequeno reator modular BWRX-300. O VDR é um serviço opcional fornecido pelo CNSC para fornecer uma avaliação de um projeto de usina nuclear com base na tecnologia de reator de um fornecedor. Não é uma parte necessária do processo de licenciamento de uma nova usina nuclear, mas tem como objetivo verificar a aceitação de um projeto em relação aos requisitos e expectativas de regulamentação nuclear do Canadá, fornecendo feedback antecipado durante o processo de projeto. As propostas são para as duas primeiras fases combinadas do processo trifásico e abordam oito das 19 áreas de foco do VDR.
Jon Ball, vice-presidente executivo de produtos nucleares da GEH, disse que há um interesse global considerável na BWRX-300 SMR e o Canadá está pronto para desempenhar um papel importante em sua implantação: “A continuação do processo de pré-licenciamento com o CNSC nos aproximará da comercialização dessa tecnologia inovadora.” O BWRX-300 é um SMR de circulação natural, refrigerado a água, com 300 MWe e sistemas de segurança passivos. Ele aproveita a base de projeto e licenciamento do reator de água fervente da GEH, certificado pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos, e é a décima evolução do primeiro projeto de reator de água fervente da GE.
Em janeiro, a GEH iniciou oficialmente o processo de licenciamento regulatório nos Estados Unido para o reator, com seu primeiro relatório enviado à Comissão Reguladora Nuclear americana. A empresa assinou recentemente um Memorando de Entendimento com a concessionária tcheca ?EZ para examinar a viabilidade econômica e técnica da construção potencial de um BWRX-300 na República Tcheca.
Deixe seu comentário