ESTADOS UNIDOS ESTREITAM RELAÇÃO COM A POLÔNIA PARA CONSTRUIR PELO MENOS SEIS USINAS NUCLEARES | Petronotícias




faixa - nao remover

ESTADOS UNIDOS ESTREITAM RELAÇÃO COM A POLÔNIA PARA CONSTRUIR PELO MENOS SEIS USINAS NUCLEARES

today-s-story-picA Polônia iniciará em breve o processo de licitação para empresas  interessadas em participar de seu primeiro projeto de usina nuclear.  A decisão foi tomada depois terceiro  encontro  Estratégico Estados Unidos-Polônia sobre Energia, realizado em Washington. O ministro do Clima da Polônia, Micha? Kurtyka, que também esteve na reunião, comentou a política pró-nuclear do país como uma maneira de reduzir as emissões de carbono e outros poluentes. Piotr Naimski, comissário do governo americano para infraestrutura disse que a Polônia está “se aproximando de soluções práticas” na construção de uma usina nuclear no país e observou que existem empresas americanas que desejam cooperar com Varsóvia nesse sentido: “Teremos de seis a nove gigawatts no setor nuclear até 2040 e 2045; essa decisão já foi tomada. Em breve, convidaremos e selecionaremos parceiros para este programa.

O programa de energia nuclear da Polônia envolverá “grandes reatores, com capacidade de 1000 megawatts e mais, e haverá no mínimo seis deles”, disse Naimski, acrescentando que as unidades serão construídas em três fases ao longo de 20 anos. “Este é um grande programa, mas, quando concluído, a Polônia terá 20% ou pouco mais de 20% de energia estável e segura produzida em usinas nucleares pelos próximos 60 anos”. O projeto de política energética da Polônia até 2040 prevê a adoção de energia nuclear no país atualmente dependente de carvão, com o objetivo de 20 TWh de eletricidade a partir de energia nuclear até 2035. Isso é quase o dobro da eletricidade que seria gerada a partir da energia solar gerada no país.

O comissionamento do primeiro reator, com capacidade de 1.000 a 1.500 MW, está planejado para 2033, com mais cinco unidades desse tipo comissionadas em intervalos de 2 a 3 anos. A construção da primeira usina deve ser gerenciada pela  a subsidiária nuclear da Polska Grupa Energetyczna.  Os locais para as novas unidades que estão sendo consideradas incluem as áreas costeiras de Kopalino e ?arnowiec e a região central da Polônia em torno de Be?chatów.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of