EMPREENDEDOR LANÇA STARTUP PARA AJUDAR IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO
Em um cenário onde o número de idosos vai ultrapassar o de jovens nos próximos 20 anos, a Labora é a primeira startup de RH do Brasil que surge com o objetivo de criar vagas de trabalho para o público sênior. Por trás da iniciativa está o especialista em longevidade Sergio Serapião(foto abaixo), reconhecido pela rede de empreendedores sociais Fellow Ashoka, e que há mais de cinco anos lidera o movimento LAB 60+, com o intuito de redefinir a longevidade e diminuir a desigualdade social. Serapião, CEO da Labora, explica que “Nós queremos transformar a experiência de vida dos seniores num ativo valioso, sendo que nosso propósito é auxiliar para que usufruam de seu maior patrimônio, o seu tempo de vida. Ao criar oportunidades de trabalho para seniores, a Labora promove a reintegração dessas pessoas à sociedade, produzindo enorme impacto social. Além de proporcionar renda complementar, o trabalho para a pessoa 50+. Melhora a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar.”
A Labora nasceu a partir da observação das três principais bases: a preocupação financeira, o medo de ficar doente e o isolamento social. A startup busca atacar os três problemas de forma integrada. A ideia é inserir o sênior numa situação de trabalho adequada às suas habilidades e, ao mesmo tempo, auxiliar para que este profissional contribua de maneira determinante para o desenvolvimento das organizações e de toda a sociedade. As empresas que contratam os talentos seniores também ganham. A diversidade geracional rende bons frutos e pode ser um motor e tanto para transformar negócios. De acordo com o empreendedor, o público sênior tem competências particularmente aderentes às áreas de relacionamento com o consumidor em setores como turismo, educação, comunicação, bancos e lojas.
O passo seguinte é conectar os seniores. Horários flexíveis são ponto de honra na Labora. Desejam ter jornadas de trabalho flexíveis. Por isso, o sistema Labora permite que escolham o dia e o horário da semana em que querem trabalhar, a cada quinzena. A performance dos seniores nas empresas são monitorados diária e mensalmente, assim como os reflexos do trabalho na saúde deles. O app Labora verifica como a volta ao trabalho impacta os relacionamentos e, ainda, os aspectos psicológicos e sociais do indivíduo. Para quem estiver interessado, segue o site da Labora: https://labora.tech/
Deixe seu comentário