CORONAVÍRUS COLOCA EM RISCO A REALIZAÇÃO DA OTC HOUSTON 2020
O mundo assiste com preocupação o avanço do coronavírus, que está se alastrando pelo planeta e deixa prejuízos por onde passa. Além das maiores perdas, que são as mais de 3 mil mortes em todo o mundo, o Covid-19 está freando a economia e ameaça até mesmo o maior evento esportivo de todos, as Olimpíadas. Se os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados só para julho, correm o risco de serem adiados, conforme já admitido pelo governo japonês, a OTC Houston 2020, que já está batendo às portas, está sob uma pressão ainda maior. Para quem vive no segmento de energia, sabe que a OTC seria uma espécie de “Olimpíadas do Mercado de Óleo e Gás” e recebe um grande número de visitantes de diversos países. Por isso, dadas as circunstâncias mundiais, o futuro da edição de 2020 ainda é incerto.
O Petronotícias questionou a organização da OTC Houston sobre a possibilidade de adiar ou até mesmo cancelar a edição de 2020 do evento. Na quarta-feira (4), o staff da feira nos enviou o seguinte comunicado: “Estamos monitorando ativamente o potencial impacto do vírus em nossas atividades e, atualmente, não prevemos fazer nenhuma alteração nos planos para a OTC. À medida que a situação evolui, a saúde e a segurança dos participantes do evento, expositores e funcionários da OTC serão nossa maior prioridade e orientarão todas as decisões que tomarmos”.
Já prevendo o impacto que um possível adiamento poderia causar no mercado de óleo e gás, o site da OTC Houston já exibe com destaque o alerta de que a situação do coronavírus está sendo acompanhada pela organização do evento. Uma feira desta magnitude não pode ser cancelada de última hora, porque envolve reservas de bilhete aéreo, hotel, etc. Fora os custos para quem vai expor, como pagamento de espaços e montagem de stands. Tudo isso está em jogo e deixando a turma do setor de olho vivo.
Conforme noticiamos nesta semana, um evento muito menor em termos de circulação de pessoas, o Best of the Year 2019 da Câmara de Comércio Brasil-Texas, foi adiado. Ele seria realizado na próxima segunda-feira (9), em Houston, durante o CERAWeek 2020, que foi cancelado por conta do surto do coronavírus. A premiação – que homenagearia o Diretor Geral da ANP, Décio Oddone, a Equinor, e a Radix – agora está marcada para maio, durante a programação da OTC Houston 2020, agendada entre os dias 4 e 7 daquele mês.
Apenas a título de comparação, o CERAWeek reúne cerca de 6.000 pessoas. Já a OTC Houston tem uma movimentação de pessoas 10 vezes maior, com cerca de 60.000 participantes (dados da edição de 2019). Ou seja, se a OTC estivesse agendada para a próxima semana, o evento teria o mesmo destino: seria cancelado ou adiado.
O que ainda deve manter as esperanças da organização da feira é a possibilidade da epidemia arrefecer nos próximos meses. A doença parece perder força na China, local onde o coronavírus surgiu. Contudo, avança internacionalmente. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) disponíveis até o fechamento desta matéria, a China possuía 80.442 casos confirmados, sendo 120 novos. Fora do país asiático, o total de doentes chegou a 12.668, sendo 2.013 novos casos. A OMS, como se sabe, elevou recentemente o nível de ameaça do Covid-19 para muito alto.
Alguns eventos ao redor do mundo já foram oficialmente riscados da agenda por causa da doença. Ontem, a Federação Japonesa de Rúgbi informou que um evento-teste da modalidade foi cancelado. Na Itália, outro país com grande número de infectados, o campeonato nacional de futebol teve vários jogos adiados e o governo anunciou que eventos esportivos terão portões fechados até 3 de abril.
Seja qual for a decisão dos organizadores, ela precisa ser tomada logo, porque há um investimento de profissionais e empresas. Caso o caminho escolhido seja o adiamento, a cidade de Houston vai sentir muito. O evento acontece desde 1969 e traz um grande impacto na economia. Desde sua criação, a OTC gerou mais de US$ 3,2 bilhões em receita para a cidade e é a maior convenção de Houston. A parte de exposição da feira só deixou de ser realizada em 1984, por conta de dificuldades na economia.
[…] LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO NOSSO SITE. […]