DOCAS DO RIO BUSCA MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA E ABRE PORTO DE ITAGUAÍ PARA NAVIOS NEW PANAMAX
A Autoridade Portuária (Companhia Docas do Rio de Janeiro), a Marinha do Brasil e Praticagem estabeleceram os parâmetros para a entrada de navios tipo New Panamax, com 367 metros de comprimento e 52 metros de boca, no Terminal Sepetiba Tecon do Porto de Itaguaí. Essa classe de navios pode transportar até 14 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O calado de 15,4 metros permite esse tipo de operação, sendo um diferencial entre terminais portuários da costa leste da América do Sul. Esse calado foi viabilizado após dragagens na área de manobra, na bacia de evolução e berços do terminal, além de simulações de atracação realizadas no Instituto Marítimo de Tecnologia e Pós-Graduação (MITAGS), nos Estados Unidos.
Outra informação da Companhia Docas do Rio de Janeiro é sobre a visita de um grupo de trabalho da empresa para conhecer as instalações do primeiro e único VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) em porto público do Brasil, instalado em Vitória, no Espírito Santo. O Grupo de Trabalho é responsável pela implantação do sistema no complexo portuário fluminense e esteve na CODESA (Companhia Docas do Espírito Santo), na cidade de Vila Velha, onde fica o Centro de Controle Operacional do sistema. O VTMIS, sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System, tem como função a melhoria na eficiência da movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura dos portos, além da organização do tráfego aquaviário na área de fundeio e no canal de acesso. O sistema também visa a segurança da navegação e proteção do meio ambiente nas áreas de intensa movimentação de embarcações ou riscos de acidente
O gestor de VTMIS da CDRJ, Marcelo Villas-Bôas, disse que “Essas visitas são importantíssimas para absorver a experiência na implantação e operação do VTMIS e para que possamos levar as melhores práticas de monitoramento para os nossos portos. Com o primeiro e único VTMIS do país, o Porto de Vitória é o exemplo ideal para servir de base para os trabalhos de revisão dos projetos para os portos do Rio de Janeiro/Niterói e de Itaguaí/Angra dos Reis.”
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