FEIRA DE TUBULAÇÕES NA ALEMANHA É CANCELADA POR CAUSA DO SURTO DO CORONAVÍRUS
Os eventos de negócios em todo o mundo estão sofrendo um severo baque por conta da epidemia do coronavírus. Nesta quinta-feira (5), a vítima da vez foi a feira Wire and Tube, em Düsseldorf, na Alemanha. A empresa responsável por organizar o evento decidiu adiar a sua realização, que estava prevista para o período entre 30 de março e 3 de abril. É o mais recente caso que engrossa a fila de encontros de negócios cancelados por causa do Covid-19, que já infectou cerca de 93 mil pessoas em todo o mundo e matou um pouco mais de 3 mil.
A feira Wire and Tube é uma das principais do setor mundial de tubulações, dutos e cabos. O evento deste ano iria receber cerca de 2.600 expositores em um espaço total de 115.000 metros quadrados, ocupando 15 salas de exposições. A empresa Messe Düsseldorf GmbH, que organiza o encontro, explicou que está seguindo uma recomendação da equipe de gerenciamento de crises do governo alemão. Outro fator que pesou decisivamente para a decisão foi o recente aumento do número de pessoas infectadas fora da China, inclusive na Europa.
“Esta decisão não foi fácil para todos os envolvidos”, lamentou o prefeito da cidade de Düsseldorf e presidente do conselho de supervisão da Messe Düsseldorf GmbH, Thomas Geisel (foto). “Mas os adiamentos no momento são necessários para a Messe Düsseldorf e seus clientes, tendo em vista os desenvolvimentos [do coronavírus] cada vez mais dinâmicos”, completou.
A empresa agora vai discutir com os seus parceiros as datas alternativas para a realização da feira. “Nossos clientes, parceiros e funcionários confiam em nós. Não apenas no que diz respeito ao manuseio profissional e bem-sucedido dos principais eventos internacionais em Düsseldorf. Eles também podem ter essa confiança em nós quando fazemos decisões sobre situações críticas no interesse de sua segurança”, afirmou o CEO da Messe Düsseldorf GmbH, Werner M. Dornscheidt.
Mais cedo, noticiamos que outro importante evento de negócios mundial, a OTC Houston 2020, também está correndo riscos por causa do surto da doença. Já prevendo o impacto que um possível adiamento poderia causar no mercado de óleo e gás, o site da OTC Houston já exibe com destaque o alerta de que a situação do coronavírus está sendo acompanhada pela organização do evento. Uma feira desta magnitude não pode ser cancelada de última hora, porque envolve reservas de bilhete aéreo, hotel, etc. Fora os custos para quem vai expor, como pagamento de espaços e montagem de stands.
Caso a OTC seja adiada ou cancelada, desencadeará um efeito dominó na economia. A começar pela própria cidade de Houston, que recebe um grande volume de recursos durante os dias da feira. No curto prazo, outros setores também vão sentir o golpe, como os de hotéis, restaurantes e empresas de aviação.
Nesta semana, a título de exemplo, a portuguesa TAP cancelou mil voos entre março e abril, alegando quebras significativas nas reservas. A medida reduzirá a capacidade da companhia aérea entre 4% a 6% em abril.
Deixe seu comentário