CRESCE A PREOCUPAÇÃO PORQUE PORTOS BRASILEIROS COMEÇARÃO A RECEBER OS PRIMEIROS NAVIOS DA CHINA DEPOIS DA EPIDEMIA | Petronotícias




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CRESCE A PREOCUPAÇÃO PORQUE PORTOS BRASILEIROS COMEÇARÃO A RECEBER OS PRIMEIROS NAVIOS DA CHINA DEPOIS DA EPIDEMIA

WSWSWAumentaram as preocupações nos  portos do Brasil em relação ao Coronavírus. Isto porque começarão a chegar os primeiros navios contêineres  que iniciaram sua viagem ao Brasil logo após o fim do ano chinês, augue da epidemia naquele país.  Serão os primeiros  desde o início do agravamento da crise do coronavírus.  As embarcações deixaram a China quando muitas empresas ainda estavam em plena atividade. Entre elas, indústrias, transportadoras e operadoras de terminais portuários. Os navios porta-contêineres que deixaram a China a partir da sétima semana do ano estão reportando menor nível de utilização de sua capacidade, com uma queda de até 35% no volume de produtos. Na semana entre os dias 24 e 29 de fevereiro, em duas das quatro viagens programadas, os navios deixaram a China carregando 66% e 65% da sua capacidade.  Apesar do cenário de redução, na semana seguinte o volume médio de carregamento dos navios voltou a subir. Passou de 70% para 81%. Além de estarem menos carregadas, as embarcações estão saindo em menor número. Em um período de 7 semanas após o Ano Novo chinês, foram canceladas 9 de 28 viagens planejadas da Ásia com destino ao Brasil. A viagem de ida e volta à Ásia dura entre 77 e 91 dias.

Desde o início de 2020, já foram cancelados ao menos 160 viagens de navios provenientes da China com exportações para outros países do mundo. A crise provocada pelo surto coronavírus começou bem no momento em que o comércio entre Brasil e China se intensifica, seja nas importações com o reaquecimento do PIB brasileiro, ou nas exportações com a demanda  de carnes dos chineses. As  empresas armadoras que trazem navios com apenas 70% e sua capacidade estão tendo prejuízos que dificilmente serão recuperados ao longo do ano. A rota marítima de comércio internacional Brasil-Ásia, feito em contêineres, é operada por 12 empresas armadoras e estão agrupadas em quatro. São 49 navios nessa rota, cada um com capacidade média de transportar 8.300 contêineres.

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