NOVO NÚCLEO DE REATOR DE PESQUISAS DO IPEN ALCANÇA O ESTADO CRÍTICO
O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) está comemorando o mais recente avanço em um dos seus reatores. O equipamento, chamado de IPEN/MB-01, alcançou o chamado estado crítico depois de ganhar um novo modelo de núcleo, simulando o núcleo do futuro Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que ainda está em desenvolvimento.
O RMB, como já é de conhecimento do mercado, é um projeto de extrema importância para o Brasil, pois nos dará autossuficiência na produção de radioisótopos, usados no diagnóstico e tratamento de câncer e outras doenças.
O novo núcleo do IPEN/MB-01 vai operar com 19 elementos combustíveis do tipo placa, idênticos aos que estão projetados para o RMB. No meio nuclear, se diz que o IPEN/MB-01 é um reator nuclear genuinamente brasileiro. De tão brasileiro que é, os técnicos e especialistas do país brincam dizendo que “os nêutrons produzidos no reator falam português”.
O Reator IPEN/MB-01 é uma instalação nuclear que permite a simulação de todas as características nucleares de um reator de grande porte em escala reduzida. O projeto do novo núcleo teve o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A coordenação e execução da iniciativa ficou a cargo do Centro de Engenharia Nuclear do IPEN.
Deixe seu comentário