DEFESA AMERICANA FINANCIA PROJETOS DE TRÊS EMPRESAS PARA ESCOLHER QUEM VAI CONSTRUIR UM MICROREATOR NUCLEAR MÓVEL
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) firmou contratos com a BWX Technologies, Westinghouse Government Services e X-energy para cada uma dessas empresas começar o trabalho de design de um protótipo de reator nuclear móvel. A fase de design de engenharia do projeto durará até dois anos, após os quais uma das três equipes poderá ser selecionada para construir e demonstrar um protótipo de reator. A iniciativa é do Departamento de Capacidades Estratégicas (SCO) do DOD para desenvolver um microrreator nuclear seguro, móvel e avançado para apoiar uma variedade de missões, como gerar energia para bases operacionais remotas. Jeff Waksman, gerente do programa Projeto, disse que “Vamos alavancar nossos parceiros do setor para desenvolver um sistema que possa ser movido com segurança e rapidez por estrada, ferrovia, mar ou ar e para rápida instalação e desligamento, com um design inerentemente seguro.“
Atualmente, o Departamento de Defesa usa cerca de 30 terrawatt / hora de eletricidade por ano e mais de 10 milhões de galões de combustível por dia, e espera que esses níveis aumentem. Um reator nuclear pequeno, seguro e móvel pode fornecer uma fonte de energia limpa “quase interminável” para apoiar operações em qualquer lugar do planeta. Em aplicações civis, os micro-reatores podem ser facilmente realocados para apoiar o trabalho de resposta a desastres e fornecer suporte temporário ou a longo prazo a infraestruturas críticas, como hospitais, bem como locais civis remotos onde a entrega de energia elétrica é difícil, disse o departamento.
As três empresas foram selecionadas em uma competição para desenvolver projetos de engenharia após uma solicitação de informação da SCO emitida em janeiro de 2019. A BWX Technologies recebeu US $13,50 milhões, X-energy US$ 14,31 milhões e Westinghouse US $ 11,95 milhões. A coordenação com o Departamento de Energia, a Comissão Reguladora Nuclear, a Administração Nacional de Segurança Nuclear e os parceiros do setor permitirá o rápido desenvolvimento de projetos de protótipos viáveis que, em última análise, apoiam a construção e os testes, disse o DOD.
A Westinghouse disse que usará o financiamento para finalizar o projeto de uma usina nuclear móvel de defesa-eVinci (DeVinci)(foto), que expandirá as capacidades transportáveis de seu design de microrreactor eVinci, permitindo operações através de uma plataforma móvel usando transporte militar padrão. O Instituto de Energia Nuclear dos EUA (NEI) disse que o programa do DOD é o mais recente exemplo de parcerias público-privadas, permitindo que os desenvolvedores demonstrem a tecnologia antes da implantação comercial e verifiquem as capacidades de seus projetos.
Deixe seu comentário