SAAB COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO DOS OITO GRIPEN-F ENCOMENDADOS PELA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
A Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares (biposto), o Gripen F, estabelecendo um marco importante no Programa. O Gripen F está em desenvolvimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) e compartilha do mesmo design e recursos avançados do Gripen E, mas com um assento, displays e controles para um segundo piloto. O Gripen F tem tanto um modo de treinamento para instruções de um único membro e um modo onde os dois membros da equipe dividem o trabalho com duas diferentes configurações do display.
A primeira peça foi fabricada recentemente nas instalações da Saab, em Linköping, Suécia (foto), será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave. O Coronel Renato Leite, integrante da Força Aérea Brasileira e chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da Saab (GAC-Saab), disse que “Esse é um marco importante para o projeto Gripen, pois demonstra que a fase de desenvolvimento está acontecendo adequadamente. Isso sinaliza o início da produção da aeronave de dois lugares, o Gripen F, muito aguardado pela Força Aérea Brasileira.”
O Programa Gripen F acontece em conjunto entre a Saab e as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech. Atualmente, cerca de 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do Gripen F, principalmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta fabril da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A fabricação ocorrerá na Suécia e no Brasil. Para lembrar, o Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021, e 8 caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023.
A Saab apresentou um seminário para compartilhar com uma audiência global as ideias e insights sobre o programa Gripen. O seminário é um evento anual em que a Saab fornece uma visão do caça onde os participantes podem fazer perguntas. O evento é organizado simultaneamente, presencialmente, em Estocolmo, e online. Este ano, o evento foi acessível apenas online. Este ano, ele forneceu uma atualização sobre o programa Gripen, incluindo uma visão de mercado pela perspectiva da Saab, além de uma visão das soluções de suporte da Saab e um resumo do papel do Gripen na Força Aérea Sueca.
Deixe seu comentário