ESTADOS UNIDOS MANDAM NAVIOS DE GUERRA PARA COSTA DO CARIBE PARA AUMENTAR A PRESSÃO CONTRA A VENEZUELA | Petronotícias




faixa - nao remover

ESTADOS UNIDOS MANDAM NAVIOS DE GUERRA PARA COSTA DO CARIBE PARA AUMENTAR A PRESSÃO CONTRA A VENEZUELA

dddwdwE no meio dessa confusão toda,   a coisa ficou apertada para o ditador venezuelano Nicolás Maduro. A corda apertou no pescoço dele. O governo dos Estados Unidos enviou mais navios para o Mar do Caribe, batendo na porta do litoral da Venezuela. Há Destroyers e um porta-aviões.O governo americano afirmou que a medida tem o objetivo de conter cartéis de drogas e o que chamou de “atores corruptos” como o o ditador venezuelano, que poderiam se valer da pandemia de coronavírus “para contrabandear mais narcóticos”. Na última semana os americanos anunciaram que estão processando Maduro e alguns membros militares de seu governo por terrorismo, corrupção e narcotráfico.

O Presidente Donald Trump prometeu dobrar os recursos militares americanos na região, incluindo embarcações, aeronaves e pessoal, em um esforço para conter o tráfico de drogas, que ele chamou de ameaça crescente. O governo brasileiro oferecee a suspensão das sanções à Venezuela em troca do estabelecimento de um governo de transição sem Maduro nem o líder da oposição, Juan Guaidó. Segundo o Itamaray,  o governo do Brasil quer “ contribuir para o restabelecimento da democracia na Venezuela”.

Os americanos dizem que os cartéis estão usando rotas para traficar drogas da Colômbia, passando pela Venezuela e de lá  para os Estados Unidos. Mark Milley, chefe do Estado-Maior  Conjunto, acrescentando, sem apresentar provas, que Maduro tem usado “novas rotas de tráfico saindo da Venezuela”. O chefe do Comando Sul, Craig Faller, em depoimento ao Congresso, disse que a maior presença ocorria em reconhecimento a ameaças complexas e que incluiria um  maior número de navios, de aviões e de forças de segurança.

O destacamento naval pode aumentar a pressão sobre Maduro e seus aliados. Trump disse mais uma vez que “todas as opções estão sobre a mesa contra Maduro.” As autoridades dos americanas disseram que os Estados Unidos pretendem evitar envolver-se em outro conflito estrangeiro, que provocaria fortes impactos regionais, inclusive sobre o Brasil. Mas que as sanções econômicas poderão aumentar, com impedimento de qualquer exportação clandestina de petróleo da Venezuela. O cerco contra o ditador aumentou e uma solução poderá chegar rapidamente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of