INTERRUPÇÃO DO PRINCIPAL OLEODUTO NA NIGÉRIA REDUZ A PRODUÇÃO EM 400 MIL BARRIS DE PETRÓLEO POR DIA
O governo federal da Nigéria e algumas empresas de petróleo perderam uma receita estimada em US$ 680 milhões em oito dias após a suspensão das exportações do Oleoduto Forcados, um dos maiores do país. A Shell declarou “ força maior ” no programa de carregamento no dia 6, há uma semana, depois que o oleoduto Trans Forcados foi fechado pelo operador dois dias antes. Força maior é uma cláusula padrão na maioria dos contratos e inclui eventos como desastres naturais, guerras e outras ocorrências fora do poder ou controle da parte executora, o que impossibilita a implementação do contrato. A Nigéria, principal produtora de petróleo da África, foi duramente atingida pelo colapso dos preços ocasionado pela pandemia de coronavírus e exacerbada pela recente guerra de preços entre a Arábia Saudita e a Rússia.
A Heritage Energy Operational Services Limited é a operadora do Oleoduto enquanto a Shell opera o terminal de exportação, um dos maiores do país. O terminal estava programado para carregar 283 mil barris por dia de petróleo para exportação. Em nota, a Shell disse que “A razão pela qual declaramos força maior foi que a Heritage fechou o gasoduto Trans Forcados. Não temos nada a fazer em termos de controle sobre quando desligar ou quando reiniciar o pipeline. Assim que reiniciarem a linha e a produção estabilizar, elevaremos a força maior.”
O oleoduto Trans Forcados é a principal linha de troncos dentro do sistema de oleodutos nigerianos. Ele alimenta várias terminais dos campos terrestres. O sistema de oleoduto transporta petróleo, água e gás associado dos campos no delta ocidental para o terminal de petróleo de Forcados, que tem uma capacidade de exportação de petróleo de 400 mil barris por dia. O país conta com receitas de petróleo bruto para mais da metade das receitas do governo e praticamente todas as suas divisas. O governo federal já reduziu sua projeção de 2,1 milhões de barris por dia de produção de petróleo para 1,7 milhão de barris por dia.

publicada em 13 de abril de 2020 às 14:00 




