COM 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO MERCADO BRASILEIRO, CONESTEEL APRESENTA SUA LINHA DE VÁLVULAS NA RIO OIL&GAS 2012
Por André Dutra / Petronotícias
Com 30 anos de experiência, a Conesteel, empresa 100% brasileira de válvulas e conexões, está presente na Rio Oil&Gas 2012 para promover sua já difundida linha de produtos, entre os quais se destaca sua válvula gaveta. Fornecedora da Petrobrás há dez anos, a empresa vem sofrendo nos últimos anos com a concorrência de empresas asiáticas, que em alguns casos já têm credenciamento da Petrobrás e condições de preço inigualáveis para uma empresa brasileira no atual momento.
Segundo o diretor, outro fator prejudicial ao desemprenho da companhia é o fato da Petrobrás não comprar mais diretamente, e sim delegar a compra a seus diferentes setores de engenharia, o que vem causando falhas no pagamento de contratos e outros contratempos. Quando começou a fornecer para a Petrobrás, a Conesteel tinha contratos direto com a estatal, o que lhe garantia mais certeza de pagamentos e outros processos.
Certificada para fornecer diretamente para a Petrobrás há dez anos, quando, segundo o diretor da empresa Maurício Fernandes, não havia auxílio de instituições como Onip, Firjan e nem Redes Petro, a Conesteel foi a primeira empresa brasileira a obter a então certificação Fase 1 da Petrobrás para válvulas forjadas. Mas mesmo com o pioneirismo, a empresa hoje encontra dificuldades de concorrer com o competitivo mercado asiático.
Um dos fatores que ajudaria nesta questão, de acordo com Fernandes, seria a introdução do conteúdo local no setor petroquímico, onde atuam os principais clientes da Conesteel. Hoje, o conteúdo local não abrange esta área, o que faz com que os produtos asiáticos tenham competitividade superior, o que não aconteceria se estes tivessem que ser fabricados no Brasil, por questões tributárias, principalmente.
Deixe seu comentário