DESCOMISSIONAR PLATAFORMAS VAI EXIGIR ESPECIALIZAÇÃO DE QUEM SE PROPOR A ENTRAR NESTE NEGÓCIO | Petronotícias




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DESCOMISSIONAR PLATAFORMAS VAI EXIGIR ESPECIALIZAÇÃO DE QUEM SE PROPOR A ENTRAR NESTE NEGÓCIO

frfrfrfrfO Brasil vai começar a passar por um novo momento na indústria do petróleo e naval com as oportunidades que surgirão para descomissionar as plataformas antigas da Petrobrás. O primeiro leilão já está marcado para o dia 9 de julho, às dez horas. As unidades offshore tem gerado uma perspectiva de movimentação de até R$ 26 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos. Na costa brasileira há um total de 158 plataformas das quais 41% têm mais de 25 anos de operação e apresentam potencial para serem descomissionadas. Esse processo envolve uma série de atividades, desde o encerramento da produção do poço, remoção dos equipamentos subsea, remoção da plataforma, reciclagem dos ativos, controle dos materiais perigosos e destinação final.

Como Brasil é signatário das convenções da Organização Marítima Internacional (IMO), deve-se se realizar no país a remoção total da unidade de produção. Além disso, recentemente a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou uma resolução visa orientar a atividade de descomissionamento. Paralelamente existe também outro mercado potencial para o setor naval que se refere a reciclagem de navios. A reciclagem de navios tem ganhado destaque nos últimos anos no Brasil, em função da redução das atividades de construção. Adicionalmente, esta atividade também se integra ao conceito de economia circular, uma vez que é necessário reciclar ativos, reinserir no mercado os materiais com potencial de reutilização, gerenciar resíduos e gtgtgtggtgarantir a destinação final.

Considerando o cenário atual brasileiro com o potencial destes dois mercados é que a Universidade Federal Fluminense – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda – criou o curso de qualificação de curta duração intitulado “Descomissionamento offshore e reciclagem de navios,” com carga horária de 40 horas, sendo 24 horas presencial online e 16 horas a distância para desenvolvimento de atividade complementar. Este curso está dentro de um pacote de cursos de formação executiva oferecidos pela Instituição. O curso será ministrado de maneira remota às sextas-feiras (18:00 às 22:00 horas) e sábados (8:00 às 12:00). A ocorrência será quinzenal com início em dia 7 de agosto.

O curso contará com os seguintes professores e palestrantes:

hyhyhyhPalestra de abertura: “ Oportunidade e Desafios para o Descomissionamento no Brasil.” –  Raphael Moura.  Ele é Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sendo responsável por implementar a estratégia regulatória da Agência para a fiscalização das atividades petrolíferas de E&P;

Descomissionamento e Regulação”  –  Mauro Destri – Contador formado pela UFF campus avançado Macaé, com MBA: Gestão Empresarial Avançada, 2015, Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro, MBA: Gerenciamento por Projetos, 2008, Fundação Getúlio Vargas – Macaé – RJ, MBA: Contabilidade e Auditoria, 2004. Foi Gerente Projetos Descomissionamento de linhas e equipamentos submarinos – Petrobrás por três anos. Atuou como Gerente de Ativos de Produção na Petrobrás por seis anos;

“ Descomissionamento e reciclagem de navios” –  Newton Narciso Pereira –  Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense lotado na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Pós-Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP. Doutor e mestre em jujujEngenharia Naval e oceânica pelo USP. Coordena os estudos de descomissionamento e reciclagem de navios. Tem contribuído com empresas do setor público e privado sobre a temática de reciclagem de embarcações, impactos ambientais com ênfase na mitigação do coral sol.

“ Cluster Tecnológico Naval e a visão estratégica para apoiar atividades de descomissionamento e reciclagem de navios” – Almirante  Walter Lucas da Silva.  Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha possui todos os cursos de carreira, dentre os quais os cursos de Comando e Estado Maior da Escola de Guerra Naval, o curso Superior de Guerra Naval, o Curso de Política e Estratégia da Escola de Guerra Naval e MBA em Gestão Internacional da COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ronald Carreteiro (foto principal) Engenheiro com  Especialização em Combustíveis e Lubrificantes(CHEVRON), Especialista Área Naval e Offshore (VIAÇÃO CANTAREIRA, ESTALEIRO ESTANAVE , MARLESTE APOIO MARITIMO e CIA. NAVEGAÇÃO AMAZONIA), especialista em Plataformas, Campos Maduros, Perfuração e Refinarias pela WEATHERFORD e HYTORC CORPORATION), Especialista em Desmonte de Navios e Estruturas Flutuantes desenvolvido em Estaleiro da Família, e Descomissionamento de Plataformas, com MBA em Engenharia de Petróleo e Gás. Atualmente é Diretor da SOBENA e um dos  maiores incentivadores dessas oportunidades, já tendo organizado e realizado diversas palestras e buscas por parcerias para este negócio.

wswsws “ Identificação e gerenciamento de materiais perigosos considerando os elementos do Inventário de Materiais Perigosos” – Conny Cerai Ferreira –Doutora em Ciências-Química no Laboratório de Fluidos e Materiais Poliméricos Multifásicos (FLUMAT)-Instituto de Química da Universidade Formação Executiva,  atuando na síntese e avaliação de polímeros hidrossolúveis como aditivos para fluidos de perfuração de poços de petróleo. Tem atuado em estudo para identificação e análise das técnicas para identificação de materiais perigosos definidos no IHM/IMO;

“ Aspectos ambientais do descomissionamento de embarcações” –  Alexandra Severino é Oceanógrafa e pós-graduada em Gestão Ambiental, especialista em Auditoria Ambiental na Resolução CONAMA Nº 306/02 e Vistorias Ambientais para obtenção de Licenças e Operações Ouro Negro. Trabalho há 13 anos como contratada no SMS – Segurança, Meio Ambiente e Saúde – da Petrobrás.  com Licenciamento Ambiental, atendimento legal, Projeto de Monitoramento Ambiental e Projetos de Controle da Poluição; 8 anos coordenando os processos de auditorias ambientais; 6 anos aplicando treinamento do PEAT; 2 anos aplicando treinamento do PMAVE e outras funções.

“Desafios para a limpeza e remoção de incrustações em unidades offshore” Fernando é Diretor da Pecten Meio Ambiente. Tem doutorado em tgttgtgaquicultura pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Ciências Biológicas. Foi responsável pela elaboração do Plano de Mitigação e Controle, Monitoramento e Orientação Ambiental na limpeza do casco da FPSO Cidade do Rio de Janeiro com foco especial no Coral Sol.

Meio ambiente no descomissionamento: bem mais que um detalhe” – Bruno Graffino de Oliveira, Biólogo, atuando em licenciamento ambiental de empreendimentos marítimos produção de petróleo e gás natural, desde 2011, envolvido com o tema descomissionamento nos últimos sete anos.

O programa das aulas está apresentado a seguir.

Módulo Descomissionamento e Regulação – 1.  Apresentar o ciclo de vida de um campo de petróleo; 2 Apresentar síntese da nova regulação 817/2020; 3 Apresentar os conceitos de PD; PDI; EJD e RDI; 4 Apresentar aspectos e impactos ambientais no descomissionamento até tratamento e dededdedescarte de resíduos; 5 Apresentar conceitos de técnicas e tecnologias de descomissionamento; 6 Discutir garantias de financiabilidade, alienação e reversão de bens; 7 Apresentar cronograma previsto para descomissionamento de plataformas móveis ou fixas.

Módulo: Descomissionamento e reciclagem de navios e plataformas – 1 Características do mercado de reciclagem de navios; 2 Análise dos elementos da Convenção Internacional de Hong Kong para a Reciclagem. Segura e Ambientalmente Adequada de Navios (2009); 3 Análise dos elementos do Regulamento Europeu para Reciclagem de Navios; 4 Características e requisitos para estaleiros de reciclagem de embarcações; 5 Funcionamento do Inventário de Material Perigoso (IHM); 6 Requisitos necessários para candidatura de estaleiros para atendimento das demandas da comunidade europeia; 7 Cadeia logística reversa para o descomissionamento e reciclagem de navios e plataformas.

Módulo: Aspectos ambientais do descomissionamento de plataformas – 1 Introdução ao Licenciamento Ambiental; 2 Histórico do Licenciamento Ambiental; 3 Legislação aplicável ao Licenciamento Ambiental; 4 Licenças Ambientais; 5 Procedimentos do Licenciamento Ambiental; 6 Licença de Operação: Atendimento a Condicionantes; 7 Licenciamento Ambiental x Descomissionamento; 8 Estudo de Caso: Descomissionamento de uma plataforma de petróleo.

Para fazer sua inscrição no curso: Acesse o site www.fexuff.com.br/ Inscrições pelo WhatsApp: (24) 98175-0747 Email: contato@fexuff.com.br

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