BOLÍVIA GANHA O PRIMEIRO LIVRO SOBRE O SETOR NUCLEAR
Três pesquisadores escreveram juntos o primeiro livro da história da Bolívia a abordar o setor nuclear daquele país. A obra é um estudo analítico sobre a avaliação da localização do reator de pesquisa nuclear do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear na cidade de El Alto. Os autores da publicação são Alberto Cuadros, Manolo Arando e Rafael Agilar.
Os pesquisadores identificaram a ausência de estudos para determinar se o local do Reator Nuclear de Pesquisa atende aos requisitos e condições mínimas indicados nos Regulamentos e Legislação Nacionais e Internacionais, incluindo aspectos técnico-operacionais e de gerenciamento. O principal objetivo proposto como solução para o problema é realizar um estudo crítico sobre a localização do reator.
Com base nas conclusões apresentadas no estudo, foram apresentadas Recomendações Estratégicas ao Governo Nacional, ao Ministério da Energia e ao Órgão Regulador da Bolívia, que incluem o fato de que as autoridades do setor consideram a possibilidade de criar um novo Órgão Regulador Nuclear.
Os autores enfatizam que são a favor da energia nuclear e que o objetivo é ajudar as autoridades da Bolívia com diretrizes estratégicas para tomar decisões que permitem a implementação deste e de vários outros projetos estratégicos do Programa Nuclear Boliviano.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear de El Alto visa estabelecer uma plataforma para experimentos inovadores, desenvolver conhecimentos científicos gerais e servir como um centro educacional para estudantes e futuros cientistas nucleares. O empreendimento ainda está em construção.
O livro está disponível neste link.
Deixe seu comentário