A TERRAPOWER E A GE HITACHI LANÇAM O CONCEITO NATRIUM PARA UM REATOR RÁPIDO DE SÓDIO E SAL FUNDIDO
A TerraPower, uma empresa financiada pelo fundador da Microsoft, Bill Gates e a GE Hitachi Nuclear Energy (GEH) anunciaram o lançamento do conceito Natrium, que apresenta um reator rápido de sódio combinado com um sistema de armazenamento de energia de sal fundido que permitirá mais de cinco horas de armazenamento de energia. Os parceiros esperam comercializar a tecnologia até o final desta década. O Natrium faz parte do Programa de Demonstração de Reatores Avançados do Departamento de Energia dos EUA (DOE), que visa acelerar a demonstração desses reatores por meio de parcerias de custos compartilhados com a indústria americana. A TerraPower diz que a nova arquitetura do Natrium simplifica os tipos de reatores anteriores. Equipamentos mecânicos, elétricos e outros não nucleares serão alojados em estruturas separadas, reduzindo a complexidade e o custo. O projeto tem como objetivo permitir economias de custo significativas, permitindo que grandes partes da planta sejam construídas de acordo com os padrões industriais.
As melhorias usam menos interfaces de equipamentos e reduzem a quantidade de concreto de grau nuclear em 80% em comparação com grandes reatores. Os reatores Natrium são projetados para fornecer energia firme e flexível que se integra perfeitamente em redes de energia com alta penetração de energias renováveis. O sistema Natrium apresenta um reator rápido de sódio de 345 MWe e pode ser otimizado para mercados específicos. O seu armazenamento térmico tem o potencial de aumentar a produção do sistema para 500 MWe de potência por mais de cinco horas e meia quando necessário. Em um comunicado, a empresa diz que “Isso permite um projeto nuclear que segue as mudanças diárias de carga elétrica e ajuda os clientes a capitalizar as oportunidades de pico impulsionadas pelas flutuações de energia renovável. O sistema Natrium demonstra os benefícios do design virtual moderno e das ferramentas de construção.”
O presidente e CEO da TerraPower, Chris Levesque(foto principal), diz que “Como uma empresa de inovação nuclear, a TerraPower valoriza a colaboração com a GE Hitachi para tornar a geração nuclear o mais acessível possível. Nossas capacidades excepcionais de desenvolvimento de tecnologia, credibilidade de financiamento incomparável e estratégia de financiamento alcançável significam que a tecnologia Natrium estará disponível no final de 2020, tornando-se uma das primeiras tecnologias nucleares comerciais avançadas.”
Já para o presidente e CEO da GEH, Jay Wileman(foto a esquerda), “Nossa experiência coletiva traz recursos incomparáveis em design e construção que garantem que o produto Natrium possa agregar valor aos nossos clientes. Projetamos esse sistema com a entrada do operador para aumentar potencialmente suas receitas em 20% por meio do uso de armazenamento de energia.” O projeto principal do conceito TWR original prevê uma região móvel, onde o urânio é transformado progressivamente em plutônio, que é o combustível real que sofre fissão. em meados de 2011, a TerraPower anunciou uma mudança de projeto para um reator de ondas estacionárias, a fim de resolver o problema de resfriamento de uma região móvel. O projeto atual iniciaria a reação de fissão no centro do núcleo do reator, onde a reprodução permanece, enquanto o combustível fresco da borda externa do núcleo é progressivamente movido para a região central, conforme o combustível usado é movido do centro para o periferia.
Deixe seu comentário