ESTADOS UNIDOS NEGAM FORNECER COMBUSTÍVEL NUCLEAR PARA O PROGRAMA DE NOVOS SUBMARINOS DA COREIA DO SUL
A Coreia do Sul está pressionando os Estados Unidos para garantir combustível nuclear para seus submarinos de próxima geração. O pedido foi feito através de Kim Hyun-chong, vice-chefe do Escritório de Segurança Nacional, que visitou Washington no mês passado, mas os americanos deixaram claro que não transferirão combustível para submarinos com propulsão nuclear a nenhum país. Aliados ou não. A informação veio através de um importante diário coreano, o Donga Ilbo. Diplomatas coreanos disseram que é preciso cuidado e cautela com esta tema, “Bastante sensível relacionados aos interesses nacionais”.
O jornal disse que a Coréia do Sul informou no mês passado a posição norte-americana sobre seu plano de desenvolver submarinos com propulsão nuclear e expressou seu desejo de receber urânio de baixo enriquecimento da para usar como combustível para os submarinos. O pedido foi feito por meio de Kim Hyun-chong, vice-chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, que visitou Washington no mês passado para conversas sobre questões relacionadas à Coreia do Norte.
Os submarinos nucleares envolvem uma série de desafios tecnológicos além do abastecimento, incluindo pessoal operacional e experiência em gerenciamento, observou o funcionário dos Estados Unidos. Como parte de seu programa para aumentar suas capacidades militares nos próximos cinco anos, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul divulgou um plano para desenvolver três submarinos de 3.600-4.000 toneladas, que seriam capazes de transportar mais mísseis balísticos do que os submarinos de 3.000 toneladas da frota coreana.
Deixe seu comentário