faixa - nao remover

IRÃ NÃO CUMPRE ACORDO E JÁ PRODUZIU URÂNIO ENRIQUECIDO ACIMA DO ACERTADO E EM LOCAL NÃO DECLARADO

qaqaaqO Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, depois de falar aos membros da ONU pela primeira vez, fez uma defesa do aumento do uso da energia nuclear para melhorar as condições climáticas do planeta, mas também disse que  que o Governo iraniano não forneceu explicações em que se pudesse acreditar sobre a existência de material nuclear em locais não declarados.  O Irã tem reservas de urânio enriquecido 12 vezes superiores ao limite definido pelo acordo nuclear de 2015, de acordo com o teor de um relatório  enviado aos  seus Estados-membros.

O relatório  informa que o Irã está produzindo urânio enriquecido em quantidades superiores às estabelecidas pelo acordo nuclear de 2015, do qual os Estados Unidos   fazem parte. No último trimestre, os iranianos acrescentaram 337,5 quilos às suas reservas, sendo o que o limite máximo permitido é de 300. Os inspetores também destacaram que, em fevereiro de 2019, partículas de urânio foram detectadas em um local para experimentos atômicos que não tinha sido declarado às Organizações das Nações Unidas. As justificativas que o Irã deu até o momento para a presença dessas partículas têm sido insatisfatórias para a AEIA, que pediu uma nova explicação “rápida e completa” para evitar “preocupações” sobre a veracidade das declarações do país sobre suas atividades nucleares.

Apesar das autoridades terem fornecido algumas informações, “é necessária uma explicação rápida e ampla por parte do Irã sobre a presença de partículas de urânio de origem antropogênica, em um local que não havia sido declarado”, diz a agência. O local seria o distrito de Turquzabad, em Teerã. Este local já foi denunciado por Israel como um suposto centro de atividades nucleares secretas. A agência confirmou que as reservas de urânio enriquecido de Teerã, um elemento-chave para a fabricação de uma bomba atômica, são hoje mais de 12 vezes maiores que as estabelecidas no acordo de 2015 com as potências mundiais. Em 2 de novembro, a reserva em questão apresentava “2.442,9 quilos”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of