INOVAX APOSTA EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL PARA CRESCER EM ÓLEO E GÁS | Petronotícias




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INOVAX APOSTA EM SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO EM TEMPO REAL PARA CRESCER EM ÓLEO E GÁS

Na Era da Informação, a comunicação é uma necessidade básica em qualquer local ou atividade. Embora em geral seja pouco observada no segmento de petróleo e gás natural, a infraestrutura de comunicação está longe de ser um recurso secundário. Basta que ela falte, ou seja de má qualidade, para que todos sintam sua ausência. A Inovax, fundada em 1989, é uma empresa voltada para a tecnologia de comunicação, e tem se aproximado da área de óleo e gás, apostando na integração de sistemas e em tecnologias de comunicação de tempo real para o setor. Para saber mais sobre os planos da Inovax no segmento, o repórter Rafael Godinho conversou com um dos fundadores da empresa, o diretor de Desenvolvimento e Inovação, João Carlos Demier Freire Ribeiro.

A Inovax é uma companhia de desenvolvimento de tecnologia?

É uma empresa de engenharia que atua no desenvolvimento de infraestrutura de comunicação. Fornecemos tudo o que é necessário para a transferência de som e imagem. Nos últimos anos, tem sido a principal parceira da empresa Huawei no mercado corporativo. Temos também projetos com a Serpro e com a universidade Makenzie, mediante a implantação de contêiner datacenter. A Inovax também já forneceu para a BR Distribuidora.

Como é a estrutura da Inovax?

A Inovax tem dois sócios. Um deles sou eu, e o segundo é o Divaldo Leal de Mendonça, que é engenheiro eletrônico e diretor comercial. Nós dois estivemos entre os cinco primeiros engenheiros fundadores. Na direção, hoje somos três. Eu cuido da área de Desenvolvimento e Inovação (produtos), o Divaldo Mendonça cuida da área de Administração Financeira (gestão) e o Manuel Alberto Rodrigues, da área de Projetos de Telecomunicação (sistemas).

Quais são os produtos da Inovax?

Nosso principal produto são sistemas de comunicação e colaboração em tempo real, com projetos desenvolvidos em parceria com a Coppe, com fundos do pré-sal. A gente tem projeto para dotar nosso sistema de comunicação e colaboração com um recurso de localização física em ambientes fechados (indoor). Isso significa que, além da comunicação em tempo real, em plataformas e navios, temos um projeto ainda em desenvolvimento, junto à Coppe, para localização geográfica. É um sistema para monitoramento das atividades.

Quais os maiores desafios dessa área de atuação?

A empresa fornece projetos de infraestrutura de telecomunicação, que é um setor muito exigente em performance. A Inovax opera no campo de real time communication, com fornecimento tradicional para o mercado financeiro. Nossos produtos servem para ambientes que caracterizamos como centros de decisão, como mesa de operações financeiras, centros de despache, centros de operação – locais que necessitam de comunicação ágil e segura. A equipe é capacitada para o desenvolvimento tanto de software, quanto de hardware.

Onde fica a sede da Inovax?

A Inovax está estabelecida no Parque Tecnológico do Fundão, no Rio. O que nos trouxe ao Parque do Fundão foi um projeto desenvolvido junto à Coppe, voltado para sistemas de comunicação para centros de decisão.

Em quais setores a empresa atua?

A partir desse domínio, a Inovax está se preparando para se inserir no setor de energia, óleo e gás. Está trabalhando para entrar também no mercado de segurança, que precisa de comunicação ágil e segura.

Como foi o surgimento da Inovax?

A empresa foi criada a partir da sociedade de cinco engenheiros. Na época, em 1989, foi criada para o desenvolvimento de produtos para o mercado de eletrônica. Havia várias indústrias de produtos eletrônicos e a Inovax foi formada para fornecer serviços e produtos. Desenvolveu produtos para a área de automação industrial sob encomenda. No governo Collor, em meio ao fechamento de várias empresas, a Inovax se reposicionou para oferecer produtos desenvolvidos por ela própria. Então entramos no segmento financeiro com um sistema de comunicação especializado para a mesa de operações, área em que atuamos desde 1991.

Quais são os principais clientes da Inovax?

Há vários: Copel, Usiminas, BNDES, Serpro, Fundação Petros, Fundação Rio Previdência, e muitos outros. São empresas para as quais fornecemos serviços e produtos de comunicação, bem como suporte técnico. A gente também conta com capacitação própria logística para agregar, ao produto, componentes de terceiros.

A Inovax conta com quantos funcionários, aproximadamente?

Conta com 36 funcionários, distribuídos em três escritórios. Um fica no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão (Rio); outro em São Paulo e outro no Centro do Rio de Janeiro.

Existe alguma dificuldade em conseguir mão de obra especializada?

A comunicação é um item fundamental na nossa vida. Ela está cada vez mais presente no cotidiano. O uso do celular, por exemplo, já está disseminado. Isso naturalmente exige muito da infraestrutura, que, no Brasil, ainda é carente. Por mais que a gente tenha regiões muito bem atendidas, há uma dificuldade enorme para encontrar boa qualidade estrutural. É uma tecnologia sofisticada, com desenvolvimento contínuo. Isso significa que a demanda por pessoal altamente qualificado também é grande. A estratégia da Inovax é atuar nesse segmento de integração de sistema e contar com uma equipe capacitada para o desenvolvimento de um diferencial no cenário.

Qual a concorrência da Inovax?

A exigência do segmento nos faz competir com empresas internacionais. A Inovax, em especial na área de mesas de operações financeiras, sempre competiu com grandes companhias estrangeiras. É uma competição agressiva, mas temos conquistado espaço. Nosso produto é muito competitivo, capaz de conseguir projetos de alta qualidade.

Qual a projeção da empresa para o mercado de óleo e gás?

Nossa perspectiva é conquistar cada vez espaço no setor de óleo e gás. Entendemos que é uma área que demanda muitos recursos de comunicação. Também ali a comunicação é essencial. Nossa intenção no segmento de óleo e gás é atuar na integração de sistemas, mediante a comunicação em tempo real; e também nos adequarmos às necessidades específicas, conforme nossa capacidade de desenvolvimento de produtos. 

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