A BRITÂNICA PETROFAC ASSINA CONTRATO PARA CONSTRUIR COMPLEXO DE GÁS NA FRONTEIRA DA MAURITÂNIA COM SENEGAL
A Petrofac, empresa de serviços upstream sediada em Londres, anunciou nesta segunda-feira que assinou um contrato com a BP para a construção de um complexo de GNL Grand Tortue Ahmeyim (GTA), que fica na fronteira da Mauritânia e do Senegal (maquete logo abaixo). O campo de gás da GTA se estende pela fronteira marítima dos dois países e possui com capacidade de cerca de 15 trilhões de pés3 de gás natural, que colocarão os dois países como exportadores globais de GNL. Steve Webber (foto à direita), vice-presidente sênior da Petrofac Operações, disse que “a BP é um cliente importante de longa data e esperamos apoiá-los em uma operação segura e responsável na entrega do Projeto GTA Fase 1, que está criando um novo centro de GNL na África.”
Os termos financeiros não foram divulgados, mas o contrato da Petrofac é para desenvolver procedimentos operacionais para pessoal e para as operações da planta, incluindo um submarino planejado, armazenamento de produção flutuante e uma instalação de descarregamento. A BP lidera um consórcio que desenvolve o GTA que também inclui a Kosmos, do Texas; a Petrosen, do Senegal; e a SMPHM, da Mauritânia. Em dezembro de 2018, eles tomaram a decisão final do investimento na primeira fase do projeto, que irá produzir 2,5 milhões de toneladas métricas / ano de GNL.
A Golar GNL assinou um contrato de 20 anos com a BP para o afretamento do navio GIMI em fevereiro de 2019, mas recebeu em abril de 2020, que a informação de que BP não seria capaz de conectar a embarcação em 2022 conforme planejado, devido as interrupções causadas pelo coronavírus. Por isso, foi acordado um novo cronograma. Os investimentos na segunda e terceira fases do GTA eram esperados para 2020, mas foram adiados para meados de 2022 e meados de 2023, respectivamente, em função da pandemia.
Deixe seu comentário