IRÃ REVELA NOVAS TENTATIVAS DE SABOTAGEM AS SUAS INSTALAÇÕES NUCLEARES
Vários meios de comunicação iranianos trazem informações do seria uma tentativa de sabotagem contra uma unidade de produção de energia nuclear que teria sido neutralizada antes de sua operação. A ISNA, agência de notícias oficial do governo do Irã, diz que uma tentativa de sabotagem foi identificada em uma das instalações da Organização de Energia Atômica iraniana conseguiu ser travada antes que causasse danos. A agência diz ainda que a segurança do Irã conseguiu detectar e impedir o ataque, que está sendo investigado. A tentativa de sabotagem ocorreu num prédio localizado perto da cidade de Karaj, a cerca de 40 quilômetros de Teerã.
O site do jornal estatal Iran publicou uma reportagem sobre o mesmo assunto, sem adiantar mais detalhes. Numerosas explosões aconteceram nos últimos anos em complexos vitais para o programa nuclear iraniano. Alguns dos incidentes foram relacionados com problemas técnicos, mas outros foram atribuídos pela república islâmica a sabotagem perpetrada pelos seus inimigos, incluindo os Estados Unidos e Israel. Em 11 de abril deste ano, a unidade industrial nuclear iraniana de Natanz foi alvo de uma explosão que atingiu instalações subterrâneas de enriquecimento de urânio, com o regime de Teerã responsabilizando Israel pelo ataque.
Israel não confirmou mas também não negou o seu eventual envolvimento, através da agência de espionagem da Mossad. Em resposta, o Irã aumentou o enriquecimento de urânio para 60%, o que aproximou a produção necessária para o uso militar da energia. No início desta semana, a unidade nuclear de Bushehr, no sul do país, foi temporariamente fechada por causa de uma “falha técnica”, disse o organismo que gere a energia atômica do país. O comunicado afirmava que a unidade será ligada à rede e o problema será resolvido “em alguns dias”.
Deixe seu comentário