SIDERÚRGICA SUECA É A PRIMEIRA A LAMINAR O AÇO SEM USO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

AÇOA siderúrgica sueca SSAB Oxelösund dá um passo a frente em questões de produção de “aço verde”. A companhia conseguiu laminar o primeiro aço produzido com a tecnologia HYBRIT, 100% reduzido em hidrogênio, sem uso de carvão ou coque e com bons resultados. O aço agora está sendo entregue ao primeiro cliente, o Grupo Volvo. Martin Lindqvist (foto à direita), presidente e CEO da SSAB, disse: “O primeiro aço livre de combustíveis fósseis do mundo não é apenas um avanço para a SSAB, ele representa a prova de que é possível fazer a transição e reduzir significativamente a pegada de carbono global da indústria siderúrgica.saab Esperamos que isso inspire outros a também quererem acelerar a transição verde”.

O governo sueco gostou da iniciativa da siderúrgica. Tanto que o Ministro do Comércio e Indústria da Suécia, Ibrahim Baylan (foto à esquerda), disse que a indústria, e, especialmente a indústria do aço, criam grandes emissões, mas também são ministrouma parte importante da solução. “Para conduzir a transição e se tornar o primeiro estado de bem-estar social livre de combustíveis fósseis do mundo, a colaboração entre empresas, universidades e o setor público é crucial. O trabalho realizado pela SSAB, LKAB e Vattenfall no âmbito da HYBRIT impulsiona o desenvolvimento de toda a indústria e é um modelo internacional”, declarou.

Já para Jan Moström (foto à direita), presidente e CEO da LKAB,  esse é um marco crucial e um passo importante para a criação de uma cadeia de valor totalmente livre de fósseis, da mina ao aço acabado. “Agora, mostramos juntos que é possível e a jornada continua. Aojan industrializar essa tecnologia no futuro e fazer a transição para a produção de ferro esponjoso em escala industrial, permitiremos que a indústria do aço faça a transição. Esta é a melhor coisa que podemos fazer juntos pelo clima”, avaliou.

A meta é fornecer aço livre de combustíveis fósseis ao mercado e demonstrar a tecnologia em escala industrial já em 2026. Usando a anatecnologia HYBRIT, a SSAB tem o potencial de reduzir as emissões totais de dióxido de carbono da Suécia em aproximadamente 10% e da Finlândia em aproximadamente7%. Para Anna Borg, presidente e CEO da Vattenfall, é muito gratificante que a parceria HYBRIT esteja mais uma vez dando um passo importante e que a SSAB agora possa produzir o primeiro aço livre de de combustíveis fósseis. “Isso mostra como as parcerias e a colaboração podem contribuir para reduzir as emissões e aumentar a competitividade das indústrias. O uso da eletricidade está contribuindo para tornar possível a vida sem combustíveis fósseis de uma geração”, declarou. O forno será transformado totalmente até 2025, quando estarão sendo produzidas as chapas de aço com a nova tecnologia.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of