FALTA DE REAJUSTE DA GASOLINA PODE LEVAR PETROBRÁS A VENDER MAIS ATIVOS
O diretor financeiro da Petrobrás, Almir Barbassa (foto), afirmou que a empresa avalia a possibilidade de vender mais ativos, incluindo no Brasil, caso o reajuste do preço da gasolina não venha no tempo necessário. A companhia anunciou, em seu último plano de negócios (2012-2016), que pretendia vender ativos no exterior para levantar cerca de US$ 14,8 bilhões, mas a soma pode não chegar em tempo suficiente para a necessidade de caixa da estatal.
Barbassa disse, em palestra a investidores estrangeiros em Nova York, que a ampliação da venda de ativos seria uma maneira de reforçar o caixa da companhia, que planeja fazer grandes investimentos nos próximos anos, com a contratação de sondas e a construção de novas refinarias. O plano de desinvestimentos no exterior deve demorar mais do que o previsto inicialmente, segundo o diretor, pois muitas empresas estão se aproveitando da necessidade da Petrobrás de gerar caixa para diminuir o preço de oferta pelos ativos.
A falta de dinheiro em caixa pode atrasar os investimentos da companhia e até adiar projetos que estão designados como ‘em análise” no plano de negócios 2012-2016.
Deixe seu comentário