RIO INNOVATION WEEK FAZ SUCESSO E ATRAI EMPREENDEDORES, EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS NO JOCKEY CLUBE

bolsonaro 1A Rio Innovation Week está mexendo com o mercado e atraindo centenas de pessoas diariamente desde quinta-feira (13) ao Jockey Club do Rio de Janeiro. Se você ainda não foi, não perca a oportunidade. Ela termina amanhã (16). O Senador Flávio Bolsonaro, um dos líderes do governo, foi conhecer de perto o maior VANT brasileiro, o Atobá, construído pela Stella Tecnologia, com o objetivo proporcionar serviços como monitorar a Amazônia, o gigantesco litoral brasileiro, o pantanal mato-grossense, as fronteiras, segurança das cidades, linhas de transmissão, plataformas petrolíferas brasileiras etc. O avião desenvolvido durante cinco anos, tem autonomia de 28 horas e seu custo é infinitamente inferior aos concorrentes internacionais. O Presidente da Stella Tecnologi, Gilberto Buffara Júnior (na foto, ao lado esquerdo do Senador Flávio Bolsonaro), ficou feliz com a visita ao estande da Stella Tecnologia: “Realmente foi uma visita importante por se tratar de um senador influente quebolsonaro 2 pode levar a nossa mensagem ao governo. O Atobá já é uma realidade e pode contribuir muito com as seguranças estruturais do país”.

São mais de 500 palestrantes convidados, mil startups confirmadas e 500 micro ou pequenos negócios em exposição, divididos em 15 palcos com centenas de atividades. O Sebrae vai  injetar R$ 23,7 milhões para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de startups. O Sebrae e a Embrapii vão apoiar financeira e tecnicamente o desenvolvimento de 180 projetos focados em ciência, inovação e tecnologia. A expectativa neste novo ciclo é que as empresas arquem com apenas 20% dos investimentos em projetos de solução nas mais diversas áreas. Pesquisas recentes do Sebrae mostram que acesso a crédito é uma das principais dores para os empreendedores do país. Em junho de 2020, em um dos piores momentos da pandemia, por exemplo, 83% dos negócios ouvidos pelo estudo necessitavam de empréstimos, desse tcarlosotal, apenas 9% haviam conseguido.

Segundo o secretário de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa (foto à esquerda), um dos objetivos prioritários do governo é fazer do Brasil um país livre e próspero, no que tange a criação de novos negócios: “Estamos trabalhando para que o Brasil tenha mais empresas inovadoras e mais negócios. Ações como aprovação do Marco Legal das Startups e as compras públicas facilitadas mostram que estamos transformando o país no maior celeiro de startups do mundo”.

Com objetivo de desburocratizar e fomentar o processo de criação de empresas de base tecnológica, o Inova Simples tambémbruno marcou a programação no Rio Innovation Week. Instituído pela Lei Complementar nº 167, de 24 de abril de 2019, o Inova Simples é uma estratégia que permite a criação de CNPJ de forma simples, rápida e segura.

Além de ter um rito simplificado para inscrição empresarial, a obtenção de um CNPJ permite à empresa inscrita no Inova Simples mais facilidades de acesso a crédito perante instituições financeiras, comercialização dos produtos e/ou serviços em caráter experimental, e outras facilidades resultantes da formalização do negócio. O Inova Simples ainda viabiliza que o exame dos pedidos de patente ou registro de marca perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sejam realizados em caráter prioritário.

Bruno Quick (foto à direita) afirmou que a desburocratização é uma pauta constante para o Sebrae, pois impacta diretamente na qualidade de vida dos donos de micro e pequenos negócios. “Estamos trabalhando, sem parar, para desmistificar e facilitar o acesso à inovação. Toda a parte de abertura de empresas, remover barreiras, permitir e estimular a criatividade nós incentivamos e facilitamos. Para se ter ideia, há algum tempo, para abrir pinhouma empresa nesse país a pessoa esperava 136 dias. Hoje, já temos estados que abrem instantaneamente, em poucos cliques.”

A importância do setor energético no processo de descarbonização da economia, aliada a necessidade de investimentos em tecnologia e inovação e a integração com empresas e startups. A diretora executiva Corporativa do IBP, Cristina Pinho (foto à esquerda), destacou a necessidade de direcionar investimentos em P&D, gerenciar a demanda de energia e promover a atuação conjunta de empresas, indústria e sociedade no processo de transição energética. Cristina reforçou o papel que os combustíveis fósseis terão na sustentação da transição energética global: “Não é possível a transição energética sem o fóssil. Não adianta querer eliminar a oferta agora. Temos de tratar da demanda e ter investimentos fortes em tecnologia. O fóssil garante segurança energética e receita para investimento em tecnologia para o processo de descarbonização”, disse a executiva, ressaltando quekarine somente 40% das necessidades tecnológicas para a transição estão disponíveis. O restante, diz, encontra-se em projetos-piloto ou em desenvolvimento.

Karine Fragoso (foto à direita), diretora-geral da ONIP e gerente de óleo e gás da FIRJAN, compartilha de uma visão semelhante e destaca o potencial do gás natural na transição energética brasileira, diante da enorme oferta oriunda das reservas do pré-sal: “Sabemos o que precisamos fazer nessa transição. Temos de falar sobre integração energética, pauta antiga no nosso mercado. Quando olhamos para o gás e outras energias, a necessidade de fazer a integração das fontes é fundamental. Olhamos com visão de oportunidade”. O evento, que tem o objetivo de impulsionar negócios, gerar novas oportunidades e conectar setores e investidores, contará ainda com a participação de Fernanda Delgado, diretora executiva corporativa do IBP, em um painel sobre as transformações do setor de energia no dia 16,amanhã, domingo, às 11 horas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of