A TOTAL ERIN COMISSIONA OS PARQUES EÓLICOS DE MARAL E TERRA SANTA, NO RIO GRANDE DO NORTE
A Total Eren, um dos principais produtores independentes de energia renovável, com sede em Paris, comissionou os parques eólicos “Terra Santa” (92.3 MW) e “Maral” (67.5 MW) no Estado do Rio Grande do Norte. Os complexos detêm contratos privados de compra e venda de energia de 20 anos com a Cemig Geração e Transmissão, uma das maiores geradoras e distribuidoras de energia no Brasil. Em conjunto, os parques eólicos gerarão 730 GWh por ano, o suficiente para abastecer mais de 400 mil residências. Para estes projetos, a Total Eren usou Turbinas da Siemens Gamesa, comprando 45 aerogeradores com 3.55 MW de capacidade nominal. O investimento total dos parques eólicos chega a R$ 829 milhões.
Em dezembro de 2019, a Total Eren firmou um financiamento de R$ 423 milhões, com um prazo de 22 anos, concedido pelo Banco do Nordeste, que atua como o único credor de longo prazo da transação. Como garantia, cartas de fiança bancária foram emitidas por três bancos comerciais ativos no Brasil: Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro, Banco do Brasil e Banco Santander. Foram contratados durante as obras cerca de 1.650 trabalhadores no local e 30 empregados permanentes foram contratados para a fase de operação e manutenção.
A Vice-Presidente Executiva e Head Global de Desenvolvimento de Negócios da Total Eren, Fabienne Demol (foto principal), declarou: “Estamos muito satisfeitos com o comissionamento de nossos parques eólicos Terra Santa e Maral, dois projetos incríveis que temos o orgulho de entregar para o benefício de nosso offtaker, a Cemig. Gostaria de agradecer às nossas equipes por seu excelente trabalho em alcançar este marco, apesar do contexto atual relacionado à pandemia de covid-19. Olhando para o futuro, estamos confiantes de que iremos desenvolver novos projetos de energia renovável no Brasil e avançar em nossa trajetória na América Latina nos próximos anos.”
Já para Pierre-Emmanuel Moussafir (foto à direita), Diretor Executivo da Total Eren Brasil, este é um marco muito importante para a companhia no Brasil, pois finaliza um ciclo completo, implementando usinas de energia solar e eólica no país, juntamente com a construção de uma equipe forte para enfrentar os próximos desafios.
Além do Brasil, a Total Eren está desenvolvendo projetos em outros países da região da América Latina, inclusive na América Central e no Caribe. A empresa possui 180 MW de usinas eólicas e solares na Argentina e, em conjunto com a TotalEnergies, 190 MWp de capacidade solar em operação no Chile, país no qual a Total Eren assegurou terrenos e lançou estudos com o objetivo de desenvolver um projeto de hidrogênio verde de grande escala, totalizando até 10 GW de capacidade eólica instalada na região de Magallanes. Nas Ilhas Galápagos, a Total Eren também anunciou recentemente o codesenvolvimento de um projeto de energia renovável de microrrede de 14.8 MWp juntamente com seu parceiro equatoriano, Gransolar.
Deixe seu comentário