ATAQUE RUSSO CAUSA INCÊNDIO EM PARTES NÃO ESSENCIAIS DE USINA NUCLEAR DA UCRÂNIA, MAS FOGO FOI CONTROLADO

maior-usina-nuclear-da-europa-zaporizhzhia-pega-fogo-apos-ataques-1646354483511_v2_900x506A usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, maior planta do tipo na Europa, sofreu um incêndio na noite desta quinta-feira (madrugada de sexta-feira na Ucrânia) após um ataque das forças militares russas. A informação foi divulgada pelo prefeito de Energodar, Dmytro Orlov, em um aplicativo de mensagens. Felizmente, às 06h20 no horário local (01h20 no horário de Brasília), os serviços de emergência ucranianos confirmaram que conseguiram apagar o incêndio na usina nuclear.

Às 06:20, o incêndio no prédio de treinamento da central nuclear de Zaporizhzhya em Energodar foi extinto. Não há vítimas”, escreveu o Serviço de Emergência do Estado em seu perfil oficial no Facebook.

O anúncio de um incêndio na usina nuclear causou grande repercussão na imprensa e nas redes sociais, com um temor de um acidente nuclear parecido com o que aconteceu em Chernobyl, em 1986. Contudo, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) trouxe uma notícia tranquilizadora, dizendo que o fogo não afetou equipamentos “essenciais” e que pessoal da usina estava tomando ações mitigadoras.

A AIEA está ciente dos relatos de bombardeios na Usina Nuclear (NPP) Zaporizhzhia, em contato com as autoridades ucranianas sobre a situação. O regulador [nuclear] da Ucrânia informa à AIEA que não houve alteração relatada nos níveis de radiação no local da Usina Nuclear Zaporizhzhia”, disse a agência em uma série de postagens no Twitter na noite de ontem (3).

O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, usou as redes sociais para manifestar sua preocupação com as consequências de um provável incidente nuclear. “O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior que Chornobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir os bombeiros estabelecerem uma zona de segurança”, escreveu Kuleba em seu perfil no Twitter.

Mais cedo, a Ucrânia havia informado à AIEA)que um grande número de tanques e infantaria russos “invadiu o posto de bloqueio” para a cidade de Enerhodar, a poucos quilômetros da usina nuclear de Zaporizhzhia. Em uma carta urgente ao diretor-geral da AIEA, a autoridade reguladora da Ucrânia acrescentou que as tropas de infantaria russa estavam movendo-se diretamente para o local da maior usina nuclear da Ucrânia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, postou um vídeo em seu perfil no Instagram que mostra o momento exato em que alguns pontos luminosos atingiram a usina nuclear. Confira abaixo:

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of