TROPAS RUSSAS TOMAM DUAS ESTAÇÕES DO GASODUTO NA UCRÂNIA E OPERADOR TEME CORTE NO ABASTECIMENTO, MAS A RÚSSIA NEGA
O operador do gasoduto da Ucrânia disse que a chegada de tropas russas a duas estações de compressão de gás no leste da Ucrânia representa um risco para o abastecimento europeu, embora não haja sinais de impacto imediato nos fluxos. A Rússia disse que as estações de compressão de Novopskov, na região de Luhansk, e Kupiansk, perto de Kharkiv, estão sob seu controle e garantem a segurança de todas as operações e equipamentos. Para lembrar, a Rússia é o principal fornecedor de gás da União Europeia e sua invasão da Ucrânia aumentou as preocupações sobre interrupções no fornecimento, elevando os preços do gás. Cerca de 41,6 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás russo foram transportados pela Ucrânia para a Europa em 2021, tornando-se uma importante rota de fornecimento, embora tenha caído 25% em relação ao ano anterior, enquanto Moscou procura alternativas.
O fornecimento de gás para a Eslováquia da Ucrânia através do ponto de fronteira de Velke Kapusany estava estável no momento, de acordo com dados do operador do sistema de transmissão. A operadora de gasodutos da Ucrânia, OGTSU, disse que as tentativas das forças russas de entrar nas duas estações criaram riscos significativos para a segurança do pessoal e a continuidade do transporte de gás: “Nossa intenção é continuar os fluxos de gás, como provamos nas últimas duas ultimas semanas”, disse a OGTSU no Twitter. “Se houver alguma interrupção/falta de gás na Europa, por favor, explique aos seus eleitores quem é o culpado.”
O vice-ministro de Energia da Rússia, Pavel Sorokin(foto), disse que Moscou pretende cumprir todas as suas obrigações de gás e continuar o fornecimento integralmente: “A segurança total das operações e a proteção dos equipamentos estão garantidas”, referindo-se às estações de compressão de Novopskov e Kupiansk. Nas primeiras conversas de alto nível entre a Rússia e a Ucrânia desde a invasão de Moscou em 24 de fevereiro, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que a Rússia deve retirar imediatamente suas tropas das instalações de gás e energia nuclear ocupadas.
Deixe seu comentário