EBSE VAI INAUGURAR A MAIOR LINHA DE PRODUÇÃO DE TUBOS HELICOIDAIS DA AMÉRICA LATINA VISANDO AO SETOR DE SANEAMENTO | Petronotícias




faixa - nao remover

EBSE VAI INAUGURAR A MAIOR LINHA DE PRODUÇÃO DE TUBOS HELICOIDAIS DA AMÉRICA LATINA VISANDO AO SETOR DE SANEAMENTO

Imagem do WhatsApp de 2023-08-10 à(s) 15.24.44Um novo marco importante na história centenária da EBSE, a maior caldeiraria privada do Rio de Janeiro. O grupo está inaugurando uma nova empresa, chamada de Pipewave, que irá atuar na fabricação de tubos helicoidais. Esses produtos são fabricados a partir de bobinas laminadas e são amplamente utilizados nas indústrias de saneamento, energia, química e óleo & gás. A principal motivação para a entrada nesse novo nicho de mercado foi a aprovação do Marco do Saneamento, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até o final de 2033. “A partir dessa perspectiva, fizemos os estudos de viabilidade e constatamos que o Brasil vai demandar muitos investimentos no setor de saneamento”, explicou o gerente comercial da EBSE, Henrique Cordeiro. O executivo conta que o grupo investiu na aquisição de uma linha de fabricação desses tubos, que será a maior do tipo de toda a América Latina. “A linha começou a ser montada na EBSE há três meses e, em julho, entramos no processo de comissionamento final. A previsão de inauguração é para meados de agosto”, detalhou. A Pipewave será capaz de produzir entre 4 mil e 5 mil toneladas de tubos por mês e as perspectivas de novos negócios são muito otimistas. “Além de enxergar a possibilidade de muitos investimentos no setor de saneamento, estamos prevendo ainda uma demanda altíssima de obras que precisarão desse tipo de tubulação helicoidal”, concluiu.

Como surgiu a ideia de inaugurar essa nova linha de fabricação de tubos helicoidais?

ebse2

Linha de montagem de tubos helicoidais na fábrica da EBSE

Para atuar dentro desse segmento de tubos helicoidais, a EBSE criou uma nova empresa, chamada Pipewave. Nossa companhia sempre olhou com bons olhos para esse nicho de mercado. A ideia de entrar nesse setor foi impulsionada pelo Marco do Saneamento, aprovado em 2020, que prevê a universalização dos serviços de água e esgoto até o final de 2033. A partir dessa perspectiva, fizemos os estudos de viabilidade e constatamos que o Brasil vai demandar muitos investimentos no setor de saneamento.

A ideia é usar todo o backoffice e a tradicional qualidade da EBSE nessa nova atividade. Dentro da área da EBSE, que soma 140 mil m², foram realizadas adaptações em galpões para abrigar a linha. Vamos usar todo o know-how e os funcionários da EBSE nessa nova atividade.

Como foi o processo de montagem da linha?

tubo1

Tubos helicoidais são amplamente usados na indústria de saneamento, energia, química e óleo e gás

Nós adquirimos os equipamentos do exterior após validarmos o fornecedor e acompanhamos todas as etapas de fabricação e montagem. A linha começou a ser montada na EBSE há três meses e, em julho, entramos no processo de comissionamento final. A previsão de inauguração é para meados de agosto.

A empresa já começou os trabalhos de prospecção de negócios dentro dessa nova linha de atuação?

Já estamos fazendo o credenciamento nas principais plataformas juntamente com o cadastramento nas empresas, de modo a começar a divulgar a empresa para o mercado. A EBSE recebe diversos orçamentos do Brasil inteiro, abrindo muitas oportunidades de negócios para o segmento de tubos helicoidais. A Pipewave será um complemento da linha da EBSE.

Além de saneamento, quais são os setores nos quais a empresa pretende atuar?

Além da nossa meta de atuar fortemente em saneamento, também somos muito competitivos no segmento de construção civil (tubos estaca e tubos camisa). Outros setores que despertam interesse são os de papel e celulose, óleo e gás e mineração. Existe um grande leque de setores a serem explorados pela Pipewave.

Como estão as perspectivas de novos contratos a partir da inauguração dessa nova linha?

tubo-helicoidal

Novo Marco do Saneamento deve impulsionar demanda por tubos helicoidais no Brasil

As perspectivas são animadoras. Além de enxergar a possibilidade de muitos investimentos no setor de saneamento, estamos prevendo ainda uma demanda altíssima de obras que precisarão desse tipo de tubulação helicoidal.

Qual será a capacidade de produção de tubos helicoidais da empresa?

A nossa empresa será capaz de produzir entre 4 mil e 5 mil toneladas de tubos por mês, com diâmetro variando entre 500 mm e 3.200 mm e espessura de 6,35 mm a 25,4mm. Trata-se de uma linha de fabricação de alta produtividade e uma das mais modernas da América Latina.

Quais são as principais características e vantagens dos tubos helicoidais fabricados pela EBSE?

O tubo helicoidal é feito a partir de bobina de aço – produto que é mais barato do que as chapas planas. Nossa linha de produção será totalmente automatizada. No início do processo de fabricação, definimos o diâmetro e a espessura do tubo, que já sai pronto com uma soldagem contínua. Depois de fabricado, basta cortar o tubo no comprimento solicitado pelo cliente, ou seja, um produto customizado. O nosso processo de fabricação é muito rápido. Nos próximos meses, também teremos o processo de pintura automatizada, garantindo muita agilidade ao nosso processo produtivo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of