RAFAEL GROSSI DIZ QUE O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO ESTÁ GALOPANDO E SE NÃO HOUVER ACORDO A SITUAÇÃO SE COMPLICARÁ
O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, disse que o Programa Nuclear do Irã está “galopando”. E isso é um mau sinal para a tranquilidade no Oriente Médio. Em recente viagem a Israel, o presidente americano, Joe Binden, fez um alerta com um toque ameaçador: “Os Estados Unidos usarão toda sua força contra o Irã ter armas nucleares”. A AIEA tem visibilidade muito limitada sobre o que está acontecendo, disse Rafael Grossi. Em junho, o Irã começou a remover basicamente todos os equipamentos de monitoramento da agência instalados sob seu acordo nuclear de 2015 com as potências mundiais. Grossi disse na época que poderia ser um “golpe fatal” nas chances de retomar o acordo após a saída dos Estados Unidos do pacto em 2018: “Por quase cinco semanas tivemos uma visibilidade muito limitada. O programa nuclear iraniano está galopando e, se houver um acordo, será muito difícil para mim reconstruir todo o período de cegueira forçada”.
Grossi tinha dito em junho que havia uma janela de apenas três a quatro semanas para restaurar pelo menos parte do monitoramento que estava sendo descartado antes que a AIEA perdesse a capacidade de reunir as atividades nucleares mais importantes do Irã. Desde que o então presidente dos EUA, Donald Trump, retirou Washington do acordo e reimpôs sanções contra Teerã em 2018, o Irã violou muitos dos limites do acordo sobre suas atividades nucleares, e está enriquecendo urânio para perto do grau necessário para ser usado em armamentos. O Irã nega, mas as superportências globais dizem que os iranianos estão muito próximos de uma arma nuclear.
pensamento de um jovem sonhador inexperiente talvez haja uma solução e se há por que a não fazê-la(restrições,leis criadas para impedir, leis criadas para esconder, produto comercializado de forma obscura para criar armas , com sacrifício tendo apoio de poucos para o desenvolvimento de tecnologias novas , pesquisas que são feitas seus sucessos chegam a poucos , seus fracassos expostos não para aprendizado mas para ignorância que possamos compartilhar benefícios e custos, de vidas de horas días meses años décadas dedicadas a pesquisa e produção,como esperar as situações de tornarem irreversíveis ao ponto que os seres humanos apenas sofra e… Read more »