faixa - nao remover

FLUKE COMEMORA CRESCIMENTO NO SEGMENTO DE ENERGIA E VISLUMBRA NOVO RECORDE DE VENDAS NESTE ANO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Diego Guillen 01Superando até mesmo as suas expectativas iniciais, a Fluke está vendo seu desempenho no segmento de energia caminhar para um novo resultado recorde no fornecimento de equipamentos de medição e monitoramento. Em entrevista ao Petronoticías, o Gerente de Contas Estratégicas da empresa, Diego Guillen, revela que o número de vendas da companhia em 2022 já está 26% maior na comparação com 2021, ano em que a empresa já havia alcançado um recorde no segmento. Falando sobre o mercado em geral, Guillen avaliou que ainda existem muitas oportunidades de melhoria na eficiência energética nos segmentos de prestação de serviço, geração, transmissão e distribuição de energia. “A Fluke conta com profissionais dedicados ao segmento de Energia e também tem lançado cada dia mais produtos específicos para essas atividades. Como, por exemplo, os analisadores de qualidade de energia”, comentou o executivo.

Na última entrevista com a Fluke, no início deste ano, a empresa falou da expectativa de alcançar o melhor volume de vendas no segmento de energia. Essas perspectivas estão concretizando-se até aqui?

fluke3O crescimento está sendo maior do que esperávamos. Considero um aumento exponencial, pois o número de vendas já está 26% a mais do que o mesmo período de 2021, sendo que 2021 já foi um recorde de vendas e fechamos com 42% de crescimento comparado com 2020 no segmento de Energia. Com isso, ano após ano, tem sido incrível poder ajudar nossos clientes com tecnologias de ponta, ofertando a melhor solução.

Diante da recente crise hídrica pela qual o país passou, o senhor vê que a indústria brasileira conseguiu acelerar as iniciativas de eficiência energética? Ou ainda há muito espaço para melhoria nesse aspecto?

Sem dúvidas, com a crise hídrica não apenas os consumidores residenciais, mas tanto o comércio quanto a Indústria precisaram inovar para melhorar sua eficiência energética, reduzindo assim o custo no fim do mês e, com isso, não precisando muitas vezes repassar esse aumento no produto final. Contudo, ainda há espaço para otimizarmos vários procedimentos, um deles é a utilização do nosso imageador Acústico (ii910), que já é reconhecido no segmento, e auxilia na detecção de vazamentos e descargas parciais.   

Quais são os segmentos da indústria brasileira que, ao seu ver, ainda têm grandes oportunidades de alcançar ganhos de eficiência energética?

Há um segmento que está muito forte no mercado que é o de Prestadores de Serviços (Service Providers) de Energia. Esse setor tem nos procurado para, juntos, encontramos a melhor solução para o cliente final. Além, obviamente, das empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, que buscam cada vez mais manutenção preditiva utilizando, por exemplo, nossas Câmeras Termográficas. Com isso, evitam paradas indesejadas e mitigam o risco de serem autuadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

E de que forma os equipamentos de monitoramento poderiam auxiliar nesse processo de eficiência energética dentro dos segmentos citados na resposta anterior?

A Fluke tem diversos equipamentos que auxiliam e muito o trabalho dos profissionais dessas áreas. Por exemplo, temos equipamentos que fazem inspeções térmicas em linhas de transmissão e subestação, inspeções ultrassônicas em redes e inspeções via imagem que identificam o furto de energia.

A geração de fontes renováveis (eólica e solar) está crescendo bastante no Brasil. De que forma a Fluke pretende ampliar sua presença nesse nicho de atuação?

solarA Fluke conta com profissionais dedicados ao segmento de Energia e também tem lançado cada dia mais produtos específicos para essas atividades. Como por exemplo os analisadores de qualidade de energia.

Poderia destacar algumas das novidades que a empresa pode apresentar ao mercado em breve?

A Fluke está em constante atualização de seu portfólio de ferramentas, proporcionando inovação e solução, as visitas técnicas presenciais estão em ritmo acelerado e a parceria com nosso time de Marketing tem nos levado a participar de Eventos, Seminários e Feiras do ramo. 

Por fim, gostaria de um comentário final sobre as perspectivas da Fluke em relação ao mercado brasileiro de energia, como um todo.

A matriz Energética Brasileira é 46% Renovável, comparada com 14% ao redor do mundo. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), em relação à Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE), devemos crescer 3% em 2022 na Matriz Energética e as fontes renováveis representarão 84%. 

Isso é muito positivo, pois a Matriz Elétrica do Brasil já estava em 83% em energia renovável, enquanto esse índice era de 27% ao redor do mundo. E estamos crescendo ano após ano, diminuindo o consumo das termelétricas e aumentando as gerações em energia renováveis. Ou seja o Brasil é referência mundial e a Fluke tem contribuído com isso em grande escala.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of