GRUPO NORDEX FECHA CONTRATO PARA CONSTRUIR, FORNECER E MANTER 80 TURBINAS EÓLICAS PARA O PROJETO FEIJÃO
O Grupo Nordex fechou um acordo para fornecer 80 turbinas eólicas do modelo N163/5.X para o Projeto Feijão, de propriedade de uma joint venture formada pelo Green Investment Group, um gestor de ativos pertencente ao Grupo australiano Macquire, e a Hydro Rein, um braço da norueguesa Hydro. Além do fornecimento das turbinas, foi firmado um contrato de prestação de serviços para a operação e manutenção dos aerogeradores por até 20 anos. O Grupo Nordex produzirá e instalará as 80 turbinas N163 a partir do segundo semestre de 2023, utilizando torres de concreto de 120 metros de altura. O parque iniciará operação em 2024, cabendo aos aerogeradores adicionar 456 MW de capacidade instalada de energia eólica, que se somará à geração solar, totalizando 586 MW de capacidade combinada de energia renovável. A joint venture fornecerá energia para a refinaria de alumínio da Hydro Alunorte e da Hydro Paragominas, abastecendo a mina de bauxita da empresa, com base em um acordo de compra de energia de longo prazo.
“A nossa atuação no segmento das turbinas de 5MW reforça o momento positivo do grupo no Brasil, onde estamos operando a plena capacidade, e já vendemos boa parte da produção de 2023 e 2024”, disse o diretor-geral do Grupo Nordex no Brasil, Felipe Ramalho. Ele observa que, assim como outras empresas do setor, a Nordex tem sofrido com a variação significativa dos custos da cadeia local e global de suprimentos, impactando o resultado de alguns projetos em mais de 10%.
A volatilidade dos custos na indústria eólica são consequências de eventos globais e locais, como reestruturações pós-pandemia, guerra Rússia-Ucrânia, novos lockdowns em portos da China, crise global de commodities e combustíveis, além de outros eventos que têm provocado variações relevantes nos preços do aço, cobre, resina, fibras, entre outros materiais. Somam-se a isso as restrições na logística rodoviária e marítima global e escassez de certos componentes, como aqueles que levam semicondutores.
No Brasil desde 2013, o Grupo Nordex já instalou 791 aerogeradores no País, com uma capacidade instalada de 2,4 GW, e mais 2,5 GW já contratados ou em produção e instalação. O grupo já instalou mais de 39 GW de capacidade de energia eólica em mais de 40 mercados e, em 2021, gerou receitas de 5,4 bilhões de euros. Atualmente, a empresa emprega uma força de trabalho de aproximadamente 8.600 pessoas. A capacidade de fabricação total inclui fábricas na Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Índia e México.
Deixe seu comentário