APÓS INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIAS, MXM SISTEMAS AMPLIA PRESENÇA EM ÓLEO E GÁS E COLHE CRESCIMENTO
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
De olho no crescimento que vem sendo registrado no mercado de óleo e gás, a empresa MXM Sistemas está trabalhando para ampliar ainda mais sua presença nesse segmento. A companhia brasileira atua no mercado corporativo desde 1990 e o seu principal produto é o MXM-WebManager, um sistema de gestão empresarial que vem sendo usado por diversas empresas da indústria petrolífera nacional. Em entrevista ao Petronotícias, o Presidente da MXM, Mauricio Felgueiras, falou dos últimos investimentos tecnológicos feitos pela companhia que permitiram ampliar o atendimento ao mercado brasileiro. “Hoje, a MXM está em um processo de grande expansão. Nos últimos dois anos acumulamos quase 100% de crescimento. Estamos com uma margem de resultados altamente expressiva. Isso tudo é resultado do investimento que realizamos”, contou. O executivo falou ainda que a empresa estará presente no evento Rio Oil & Gas, que será realizado no final de setembro, para estreitar ainda mais o relacionamento com clientes do segmento petrolífero. Por fim, Felgueiras demonstrou otimismo com o futuro do setor de óleo e gás do país. “Acho que o Brasil está em um momento muito importante a ser explorado. O país tem uma oportunidade enorme de abrir fronteiras e trazer muitos investimentos, colocando-se em papel de destaque no mundo do petróleo. Isso é maravilhoso, porque gera riqueza, empregos, balança comercial e novos investimentos”, avaliou.
Para iniciar nossa entrevista, gostaria que o senhor explicasse aos nossos leitores como tem sido a atuação da MXM dentro do mercado de óleo e gás.
Considerando a quantidade de empresas que atendemos direta ou indiretamente, a MXM é líder disparada no mercado de óleo e gás. Temos a maior quantidade de empresas deste setor utilizando o MXM-WebManager, nosso ERP (sigla em inglês para designar um sistema integrado de gestão empresarial). A nossa atuação no segmento se iniciou há mais de 15 anos e hoje trabalhamos em todas as cadeias do setor, desde as operadoras até às fornecedoras de produtos e serviços. Ao longo desses anos, desenvolvemos muita tecnologia e novas metodologias de implantação para atender às especificidades do setor e características de requisitos funcionais.
Ao seu ver, qual a importância da adoção de um sistema ERP dentro da indústria de óleo e gás que seja adaptado à realidade brasileira?
As empresas de óleo e gás já utilizam sistemas ERP há muitos anos, portanto, o uso do ERP dentro desse segmento não é novidade. Para as empresas que estão chegando ao mercado brasileiro, a grande novidade está em adequar-se às características e particularidades da legislação do nosso país. Com isso, é comum que companhias estrangeiras busquem uma solução de gestão utilizada em outros países. Contudo, a complexidade da legislação brasileira pode ser um desafio para ERPs estrangeiros. Por isso, um grande número de multinacionais de petróleo e gás entende que é necessário rodar um ERP local.
Quais são as principais funcionalidades e diferenciais da solução ERP da MXM?
No setor de óleo e gás, as empresas operadoras, fornecedoras de produtos e prestadoras de serviços possuem demandas completamente distintas, mas compartilham processos semelhantes. Entre eles, a necessidade de operar com moedas estrangeiras de forma nativa. Isto é, ter toda a operação financeira e gestão orçamentária suportando transações em diversas moedas.
Outro aspecto muito importante é a gestão de custos, principalmente quando falamos de operações que envolvem muito capital. Neste caso, é mandatório ter uma boa estrutura de apropriação de custos e gerenciamento de resultados. Outro ponto importante é mencionar a capacidade de operar em um ambiente multiempresa, em especial nas operadoras, que precisam de funcionalidades específicas como gerenciar consórcios, controlar o estoque; converter e traduzir balanços, analisar resultados financeiros, entre outros.
Como estão os planos da empresa para ampliar a participação no mercado de óleo e gás?
A MXM foi a empresa que, na última década, mais investiu em tecnologia para a evolução das suas soluções. Hoje, nosso produto é uma solução 100% web que roda em nuvem e processa grandes volumes de dados. Quando se fala em uma solução SaaS [sigla para Software as a Service], as pessoas, de certa forma, atribuem a programas destinados a micro ou pequenas empresas. Contudo, ofertar uma solução SaaS para empresas de grande porte é muito diferente.
Então, na última década, fizemos um investimento para tornar nossa solução ERP efetivamente SaaS para empresas de médio e grande porte, rodando em data center próprio ou em nuvem. Além disso, a nossa solução é uma suíte de aplicações, capaz de integrar uma série de outras ferramentas ou sistemas. Essa evolução tecnológica não parou aqui. Ela continua.
Hoje, a MXM está em um processo de grande expansão. Nos últimos dois anos acumulamos quase 100% de crescimento e observamos uma margem de resultados altamente expressiva. Isso tudo é resultado do investimento que realizamos.
A nossa expectativa é crescer significativamente nossa presença no mercado, o que já está acontecendo. Estamos muito animados com a retomada do setor de óleo e gás, além do retorno dos investimentos e das rodadas de negócios. Por isso, vamos agora participar em setembro da Rio Oil & Gas.
Poderia falar brevemente sobre o que a empresa pretende apresentar na Rio Oil & Gas?
Um dos principais motivos para participarmos novamente da feira é restabelecer o contato próximo aos nossos clientes e amigos após dois anos de pandemia. Queremos demonstrar aos nossos clientes tudo o que fizemos e a nossa evolução. Ao mesmo tempo, vamos mostrar à parcela do mercado que ainda não está entre os nossos clientes todo o know how e o desenvolvimento tecnológico da MXM para o setor de óleo e gás.
Por fim, poderia compartilhar conosco suas expectativas com o futuro do mercado de óleo e gás?
O Brasil está, cada vez mais, consolidando-se como uma grande área de interesse mundial na exploração e produção de petróleo. Isso demanda uma quantidade enorme de investimentos. Acho que está muito evidente para o mundo a importância da diversidade de provedores de energia com experiência. É de interesse da comunidade internacional ter outras fontes de fornecimento de petróleo, que estejam apartadas desse contexto geopolítico atual.
Acho que o Brasil está em um momento muito importante a ser explorado. O país tem uma oportunidade enorme de abrir fronteiras e trazer muito investimento, colocando-se em papel de destaque no mundo do petróleo. Isso é maravilhoso, porque gera riqueza, balança comercial e novos investimentos.
Deixe seu comentário