GRUPO SAFIRA APOSTA NO CRESCIMENTO DA ELETROMOBILIDADE PARA INVESTIR NESTE MERCADO | Petronotícias




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GRUPO SAFIRA APOSTA NO CRESCIMENTO DA ELETROMOBILIDADE PARA INVESTIR NESTE MERCADO

carroO crescimento da circulação de veículos híbridos e elétricos está trazendo novos desafios ao mercado em relação a disponibilidade de infraestrutura de abastecimento. Pelo menos é como o Grupo Safira está enxergado este momento. O grupo está implementando um eletroposto com dois carregadores no estacionamento do Brascan Century Plaza, um condomínio de escritórios localizado em Alphaville, no município de Barueri (SP). Esta é em uma das primeiras iniciativas no setor e o ponto de partida de um projeto que deve ganhar escala. O eletroposto tem a Safira Energia – comercializadora do Grupo – como fornecedora da eletricidade, e conta com empresas parceiras na parte de infraestrutura e softwares de gestão. Para Fabio Zoppi, do Grupo Safira, “O movimento de descarbonização e a política ESG cada vez mais em alta trazem boas perspectivas para o mercado de veículos elétricos, com oportunidades significativas para quem atua em eletromobilidade. O Grupo Safira, sempre com um olhar inovador, tanto dentro quanto no entorno do ecossistema de energia, busca agora atrair novos parceiros para expandir e escalar esta iniciativa focada em sustentabilidade e competitividade.”

A empresa estima  que até 2030, serão 220 milhões de veículos elétricos em circulação no mundo e que, até lá, serão necessários pelo menos 2 milhões de carregadores apenas no Brasil. Este cenário será potencializado também pela futura abertura do mercado de energia no Brasil, que permitirá aos consumidores escolherem o próprio fornecedor de energia. Com isso, a expectativa do Grupo Safira é atender não só os proprietários de veículos, mas as frotas de empresas dos mais variados setores. “Num futuro não tão distante, a eletromobilidade avançará e serão necessários eletropostos para atender essa demanda, bem como novos serviços e soluções, que poderão englobar não só o fornecimento da energia, mas também o financiamento do veículo, o gerenciamento da frota e as demais infraestruturas necessárias. Os eletropostos são o ponto de partida.”

Estudo do Grupo Safira demostra que, mesmo nesta fase inicial da eletromobilidade, o custo de combustível para o consumidor que possui um carro movido a diesel é cerca de seis vezes maior se comparado ao de um carro elétrico. Em um trajeto de 100 quilômetros por dia, durante 20 dias, o carro elétrico gasta R? 400, considerando um consumo de 02 kWh/km e o custo de R? 1 real por kWh. Já o veículo a diesel gasta R? 2.500 para rodar o mesmo trajeto, consumindo 6 km/l, ao custo do diesel de R? 7,50, o litro. Com escala, o custo de implementação dos eletropostos deve cair, estimulando a instalação de mais unidades para ampliar a área de circulação dos veículos elétricos. Ganhos de eficiência energética também devem derrubar o preço do kWh, e tornar os veículos elétricos ainda mais interessantes para os consumidores.

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