ESTUDO REVELA POTENCIAL DE REDUÇÃO DE EMISSÕES EM PLATAFORMAS A PARTIR DE SINERGIA COM EÓLICA OFFSHORE
Um novo estudo explorou o potencial de eletrificar uma plataforma de óleo e gás com energia eólica offshore. O trabalho usou como estudo de caso a plataforma Cygnus, que é operada pela Neptune no sul do Mar do Norte do Reino Unido. A escolha daquela região não foi por acaso, já que abriga vários parques eólicos offshore planejados e existentes, aumentando as fontes potenciais de energia para a eletrificação da plataforma. Em 2030, haverá 6,8 GW de energia eólica dentro de 50 km nos arredores da plataforma Cygnus, aumentando para 14,1 GW quando o raio é ampliado para 100 km do ativo, tornando-se um estudo de caso adequado para a investigação de eletrificação usando energia eólica offshore. O trabalho foi desenvolvido pelo Net Zero Technology Centre, em parceria com a Cygnus JV e a Sealand Projects.
Durante o curso do estudo, houve um apetite significativo da indústria eólica offshore para envolver-se com o setor de petróleo e gás para identificar um caminho para a eletrificação, apoiar o impulso para as emissões redução e identificar novas rotas de mercado para os desenvolvimentos de parques eólicos offshore. Por meio do envolvimento regulatório entre partes, não foram identificados bloqueadores imediatos, no entanto, observa-se que o cronograma para consentimento, design e compromissos comerciais podem ser considerados restrições para garantir a eletrificação.
O Acordo de Transição do Mar do Norte (NSTD) estabeleceu uma meta para reduzir as emissões de produção offshore em 50% até 2030. A maioria dessas emissões é resultado da geração de energia offshore a partir de turbinas a gás de ciclo aberto (OCGT). Fornecer essa energia a partir do vento offshore tem o potencial de fornecer uma grande parte das economias de emissões visadas pela NSTD.
“O tamanho do prêmio é significativo se pudermos estabelecer uma maneira viável de alavancar a infraestrutura existente para fornecer energia aos ativos offshore de petróleo e gás. Temos várias barreiras a serem superadas, incluindo desafios regulatórios e estabelecendo uma maneira de tornar uma das quatro opções propostas economicamente viável. No entanto, os níveis de envolvimento das partes interessadas têm sido extremamente promissores e há um apetite definido para maximizar a oportunidade de eletrificação de ativos de petróleo e gás”, disse o gerente de projetos sênior do Net Zero Technology Center, Graeme Rogerson.
A eletrificação de plataformas tem um papel fundamental a desempenhar no caminho para atingir as metas de descarbonização do setor, de acordo com Kenneth Cunningham, engenheiro de projetos sênior da Sealand Projects. “Aderir a um parque eólico é uma oportunidade inovadora que levanta desafios, no entanto, o nível de envolvimento entre os órgãos reguladores e a indústria foi extremamente encorajador, e continuamos agradecidos pelo apoio e aconselhamento. É através desta colaboração que as oportunidades de eletrificação e, finalmente, o caminho para o net-zero, podem ser entregues”, disse.
Já o ministro do governo do Reino Unido para a Escócia, Malcolm Offord (foto), disse que a eletrificação das plataformas offshore ajudará a reduzir as emissões e facilitará a transição do Mar do Norte para uma economia líquida zero. “Com sua riqueza de conhecimento e experiência, o Nordeste da Escócia está liderando o mundo na descarbonização do setor de energia, ao mesmo tempo em que traz novos empregos e investimentos. O governo do Reino Unido está investindo £ 90 milhões no Net Zero Technology Center para apoiar isso e nivelar as comunidades em toda a Escócia com mais de £ 2 bilhões”, afirmou. O estudo completo, em inglês, está disponível neste link.
Deixe seu comentário